Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 2 de julho de 2016

Núcleo Museológico da Fotografia do Douro Superior comemora o 7º aniversário

 ver video
CLICA NA FOTO
No próximo dia 9 de Julho, Sábado, comemora-se o 7º Aniversário do Núcleo Museológico da Fotografia do Douro Superior. Do programa faz parte um generoso de honra, pelas 18h00, seguido de uma visita guiada pelo espólio do Núcleo da Fotografia do Douro Superior.
Recuperamos aqui uma entrevista com Arnaldo Duarte Silva fundador e proprietário do Núcleo Museológico da Fotografia do Douro Superior

Às 21h30, decorre um concerto com o grupo Namari, na Rua Dr. Campos Monteiro. O Museu dispõe de registos fotográficos desde 1894 (registos em papel, chapa de vidro e ferrótipos) dos concelhos do Douro Superior e de Trás-os-Montes, num total de cerca de 100 mil fotografias.

Conta ainda com uma vasta coleção de máquinas fotográficas desde o seu aparecimento até ao analógico e as primeiras máquinas de projetar e filmar que apareceram no concelho de Moncorvo. Dispõe também de vários filmes nos formatos 9,5mm, super 8 e 8mm; de uma coleção de faiança a partir do século XVI com destaque para alguns fundo de malgas do Convento de S. Francisco; de um conjunto de faiança até meados do século XX e de um acervo cerâmico comum que ronda os 100 mil fragmentos. 

Possui ainda literatura de fotografia a partir do séc. XIX com as alfaias características para fazer a fotografia. 

O material existente pertencia a vários fundos, entre eles o do Padre Adriano Guerra, o do Padre Francisco Manuel de Castro, o do Dr. Horácio Brilhante Simões, parte do espólio de Alfredo dos Santos Peixe, Manuel José Carva e o acervo fotográfico do Professor Santos Júnior. 

A iniciativa é organizada pelo Núcleo Museológico da Fotografia do Douro Superior, Câmara Municipal de Torre de Moncorvo e Junta de Freguesia de Torre de Moncorvo.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário