CLICA NA FOTO |
Recuperamos aqui uma entrevista com Arnaldo Duarte Silva fundador e proprietário do Núcleo Museológico da Fotografia do Douro Superior
Às 21h30, decorre um concerto com o grupo Namari, na Rua Dr. Campos Monteiro. O Museu dispõe de registos fotográficos desde 1894 (registos em papel, chapa de vidro e ferrótipos) dos concelhos do Douro Superior e de Trás-os-Montes, num total de cerca de 100 mil fotografias.
Conta ainda com uma vasta coleção de máquinas fotográficas desde o seu aparecimento até ao analógico e as primeiras máquinas de projetar e filmar que apareceram no concelho de Moncorvo. Dispõe também de vários filmes nos formatos 9,5mm, super 8 e 8mm; de uma coleção de faiança a partir do século XVI com destaque para alguns fundo de malgas do Convento de S. Francisco; de um conjunto de faiança até meados do século XX e de um acervo cerâmico comum que ronda os 100 mil fragmentos.
Possui ainda literatura de fotografia a partir do séc. XIX com as alfaias características para fazer a fotografia.
O material existente pertencia a vários fundos, entre eles o do Padre Adriano Guerra, o do Padre Francisco Manuel de Castro, o do Dr. Horácio Brilhante Simões, parte do espólio de Alfredo dos Santos Peixe, Manuel José Carva e o acervo fotográfico do Professor Santos Júnior.
A iniciativa é organizada pelo Núcleo Museológico da Fotografia do Douro Superior, Câmara Municipal de Torre de Moncorvo e Junta de Freguesia de Torre de Moncorvo.
in:noticiasdonordeste.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário