Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 3 de julho de 2017

A Volta dos 90 anos também passa por Trás-os-Montes

O maior acontecimento desportivo do verão português e um dos maiores símbolos de identidade nacional regressa às estradas de 4 a 15 de agosto. A Volta a Portugal em Bicicleta, realizada a primeira vez em 1927, comemora 90 anos mas como todos os anos se renova está mais jovem do que nunca. A emblemática e marcante efeméride aumenta expetativas sobre a 79ª Volta a Portugal Santander Totta que agora é apresentada.
Após três anos consecutivos a receber o final da competição, Lisboa vai assistir desta vez à Grande Partida no coração da cidade enquanto Viseu, em plena Feira de S. Mateus, irá brindar aos vencedores. Entre o prólogo e o pódio de consagração pedalam-se 1626,7 km numa exigente e desafiante edição com 30 prémios de montanha e 27 metas volantes. 

A Volta andará entre a Beira Alta e Trás-os-Montes atravessando o Douro Superior até chegar a Bragança num percurso extremamente sinuoso no dia 7 de agosto, altura em que cumprirá a terceira etapa da competição. 

A 8 de agosto, Macedo de Cavaleiros vai servir de cenário para a partida da quarta etapa. Apesar de ser o mais curto em quilómetros, será um dia marcado pela escalada à sempre espetacular Srª. da Graça, em Mondim de Basto, após 152,7 km. 

A dois dias do descanso e com a Serra do Barroso como pano de fundo, a vila de Boticas vai dar sinal de partida à quinta etapa que terminará no Monte de Santa Luzia, em Viana do Castelo. 

Da Beira Alta a Trás-os-Montes atravessando o Douro Superior 

Com cerca de 162 Km, a terceira etapa da 79ª Volta a Portugal em Bicicleta que vai ligar Figueira de Castelo Rodrigo a Bragança confrontará o “pelotão” com um percurso extremamente sinuoso, do qual o calor e a travessia da Serra de Bornes serão os principais obstáculos.  De registar, contudo, que as primeiras dificuldades registar-se-ão, logo no primeiro terço da etapa com a passagem em Vila Nova de Foz Côa e Torre de Moncorvo. Será já em estradas brigantinas, com o Castelo Medieval de Bragança como pano de fundo, que a derradeira seleção se fará, com a Avenida D. Sancho I, local de final de etapa, a assistir, certamente, à chegada de um pelotão muito fracionado. 

Uma partida de etapa e uma meta volante. Macedo de Cavaleiros nos 90 anos da Volta a Portugal 

Null Declaração em áudio de Joaquim Gomes, onde realiza a caraterização geral da edição da volta a Portugal em Bicicleta de 2017 
A Volta está de volta a Macedo de Cavaleiros. Quase duas décadas depois de afastado do mapa da prova, a Câmara Municipal recuperou o concelho para a Volta a Portugal há 3 anos. Depois de em 2016 ter sido em Macedo de Cavaleiros que Rui Vinhas chegou à liderança - que conservaria até final -, em 2017 a cidade volta a receber uma meta volante e uma partida de etapa. “Estamos de novo na prova desportiva de maior impacto mediático em Portugal no verão.

É um grande investimento da autarquia, mas que se justifica pela promoção de que o concelho é alvo”, refere o Presidente da Câmara Municipal. Para Duarte Moreno, a aposta na Volta a Portugal representa “uma projeção importante para Macedo de Cavaleiros, que, além da presença nos mais diversos meios de comunicação e do impacto direto na economia com a presença da ‘caravana’ na cidade e no concelho, é conseguida uma publicidade televisiva muito importante para a promoção do território.” Em 2016 o retorno mediático de Macedo de Cavaleiros, resultante da presença nos órgãos de comunicação, foi calculado pela Cision em 7,5 milhões de euros.

A 4ª etapa, a 8 de agosto, terça-feira, prevê-se, vai começar a definir os principais favoritos à vitória final. Com início em Macedo de Cavaleiros, a etapa de 152,7 km – que será a mais curta, mas nem por isso a mais leve - vai levar os ciclistas até à Senhora da Graça em Mondim de Basto, na primeira chegada de 1ª categoria do Prémio da Montanha. Historicamente, os favoritos à vitória na Volta a Portugal só assim são considerados se passarem com distinção no Monte Farinha.

Na etapa anterior, na ligação entre Figueira de Castelo Rodrigo e Bragança, o pelotão terá difícil passagem na Serra de Bornes (2ª categoria PM). Aqui entra no concelho de Macedo de Cavaleiros – com transmissão televisiva em direto dividido entre a RTP3 e RTP1 – tendo na cidade, aos 105,8 km da etapa a penúltima meta volante da tirada.

Em 2017, a Volta a Portugal assinala o seu 90º aniversário. Realizada, pela primeira vez em 1927, a prova teve alguns anos de interregno, chegando este ano à 79ª edição, apresentada na última semana em Lisboa, e que se realizará de 4 a 15 de agosto. Serão 1626,7 km a pedalar entre Lisboa e Viseu, em 10 etapas, ultrapassando 30 prémios de montanha e 27 metas volantes.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário