Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

domingo, 15 de abril de 2018

Cooperativas agropecuárias do Norte criam "marca chapéu" para carne de raças autóctones

Um conjunto de cooperativas agropecuárias dos territórios de montanha da região Norte uniram-se para constituir uma "marca chapéu" tendo em vista a comercialização de carne no mercado interno e externo, disse hoje à Lusa fonte ligada ao processo.
"Somos um conjunto de entidades ligadas ao setor pecuário que estamos a levar este projeto para a frente com o intuito de ganhar escala, para que as nossas pretensões sejam ouvidas por diversas entidades oficiais ligada ao setor da pecuária", explicou a secretária técnica da Associação de Produtores de Ovinos de Raça Churra Mirandesa, Andrea Cortinhas.

Segundo a técnica, foi criada uma cooperativa para a comercialização de carnes de "qualidade superior" com a certificação de Dominação de Origem Protegida (DOP) e de Indicação Geográfica Protegida (IGP) para se tentar "valorizar estes produtos agropecuários de excelência".

"O principal objetivo é incrementar a competitividade regional e a dinâmica empresarial através de uma estratégia conjunta, agregadora de sinergias, entre a produção, transformação e comercialização visando a valorização e promoção de produtos de excelência da fileira agroalimentar", vincou Andrea Cortinhas.

Para já, as entidades parceiras deste "novo" projeto são a Associação de Produtores de Ovinos de Raça Churra Mirandesa, a Associação de Produtores de Ovinos de Churra Galega Bragançana e Churra da Terra Quente, às quais se juntam associações de produtores de caprinos, tais como a Bravia, Preta de Montesinho e Serrana.

O setor dos bovinos está representado através das associações de produtores de Animais de Raça Arouquesa, Minhota e Barrosã.

Já do lado dos suínos, o setor estará representado pela associação que agrega os criadores do porco Bísaro.

"Pretendemos entre as entidades parceiras envolvidas criar dimensão e dar força e voz em defesa dos interesses das raças autóctones, defendendo sempre os interesses dos produtores com o intuito de valorizar os produtos de qualidade que produzimos. Para tal vamos criar uma marca chapéu promocional que agregue valores essenciais, tais como a qualidade, natureza e ambiente, fatores cada vez mais valorizados pelo consumidor", especificou a responsável.

Nesta fase inicial, o grosso da produção sairá de Trás-os-Montes, prevendo-se que a breve prazo entrem no circuito as carnes produzidas no Minho, para depois se alegar as outras regiões.

Neste projeto participam, ainda, entidades como a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Instituto Politécnico de Bragança e Universidade Católicas do Porto.

"Estas entidades têm um papel importante na investigação, promoção e divulgação destas raças autóctones, junto dos mercados interno e externo", enfatizou.

Às Comunidades Intermunicipais da região Norte é atribuído um papel de relevo no apoio a este novo projeto.

Agência Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário