Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 28 de abril de 2018

Falecimento do Pe. Celestino Augusto Manso | Diocese Bragança-Miranda

Partiu para a casa do Pai, o Padre Celestino Augusto Manso, aos 87 anos.
Natural da freguesia de Poiares, no concelho de Freixo de Espada-à-Cinta, ingressou no Seminário de Vinhais em 1941. Foi ordenado presbítero em 3 de julho de 1955, por D. Abílio Vaz das Neves, no Seminário de S. José, em Bragança.

Foi professor no Seminário de Vinhais entre 1954 e 1957. Em Lisboa, após um período de convalescença, lecionou moral no Liceu de Oeiras e no Lar Académico de Filhos de Oficiais e Sargentos.

Em 1965 foi enviado para Angola e fez duas comissões como tenente. No regresso foi colocado nas unidades militares do Algarve.

Mobilizado para Moçambique (Cabo Delgado, Porto Amélia e Moeda) havia de regressar definitivamente a Portugal após a Revolução de Abril de 1974. Integra a Escola Militar de Electromecânica e mais tarde passa pelos quartéis de Paço d’Arcos, Oeiras e Cascais.

Capelão da Região Militar de Lisboa serviu, também, o Comando Geral da Guarda Nacional Republicana durante 2 anos e meio. Jubilou-se no posto de tenente-coronel, em 1995.

Colaborou com as paróquias do Senhor Jesus dos Navegantes em Paço d’Arcos, Oeiras, Laveiras-Caxias, Santo António de Nova Oeiras, S. Julião da Barra e Barcarena, no Patriarcado de Lisboa.

Celebrou as Bodas de Ouro Sacerdotais em Trás-os-Montes, na sua terra natal, em 2005.

Foi conselheiro espiritual de duas Equipas de Casais de Nossa Senhora até 2016 e acompanhou os movimentos dos Convívios Fraternos e Cursos de Cristandade.

A celebração das exéquias está prevista para este domingo, dia 29 de abril, pelas 14h00, na igreja matriz de Vale de Figueira, Diocese de Setúbal.

Em Poiares, Freixo de Espada-à-Cinta, será celebrada uma Eucaristia também amanhã, dia 29, pelas 15h.

Paz à sua alma!

Sem comentários:

Enviar um comentário