Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 30 de abril de 2018

Bragança escolhida pela representação portuguesa da UNESCO para acolher as celebrações do Dia Mundial da Dança

Bragança foi a cidade portuguesa escolhida pela representação portuguesa do Conselho Internacional de Dança da UNESCO para acolher as celebrações do Dia Mundial da Dança, que se assinalou este domingo.
A presidente da secção de Lisboa deste conselho, Ana Kohler explica a escolha de Bragança no âmbito da descentralização da celebração. “Começou por ser uma sugestão da comissão nacional da UNESCO dos centros e clubes para descentralizar um evento que nos últimos três anos acontecia em Lisboa, e tem de se começar por uma cidade e esta foi escolhida pelo carinho especial que tenho por esta cidade”, explica a professora de dança que esteve ligada à criação da escola de dança da cidade, que se tornou no Conservatório de Dança de Bragança.

O espectáculo contou com a presença da vice-presidente do Conselho Internacional da Dança da UNESCO, Adamantia Angeli, que destacou a importância de se celebrar o Dia Mundial da dança e falar desta expressão artística. “A dança é a forma de arte mais pessoal e social. Achamos que as pessoas devem começar ou continuar a dançar, mesmo que estejam no local mais remoto do mundo. Isto dá uma razão às pessoas de se sentirem felizes, importantes, de se exporem e de expressarem os seus sentimentos através da dança”, referiu.

O Teatro Municipal de Bragança recebeu 10 grupos de dança de escolas de todo o país para um espectáculo ecléctico com vários tipos de dança. “São vários tipos de dança, porque estão representadas várias escolas de dança do país, nas diferentes modalidades, desde o ballet clássico até ao contemporâneo, é uma panóplia de apresentações e representações da dança. Esta actividade é importante porque põe a cidade no roteiro das escolas de dança e um actividade destas acaba por motivar mais os que se dedicam à dança e também os responsáveis políticos e académicos da cidade para poderem ter mais abertura em relação a esta arte de palco em especial”, destacou Helena Genésio, directora do Teatro Municipal de Bragança.

Bragança recebeu cerca de 100 bailarinos para um espectáculo que serviu para comemorar o dia mundial da dança.

Já este sábado teve lugar o 3.º Festival de Dança de Bragança. Cerca de 150 participante de 13 grupos mostraram o que de melhor se faz em escolas e academias de dança de Bragança e de toda a região, para celebrar esta arte. “A intenção é juntar todos os grupos e professores que têm aulas de dança em Bragança e arredores e este ano temos um recorde de participação, este ano temos três vezes mais actuações e mais grupos”, destacou Ghost da organização.


Um fim-de-semana repleto de animação e coreografias em Bragança para assinalar o dia mundial da Dança. 

Escrito por Brigantia
Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário