segunda-feira, 30 de abril de 2018

Bragança escolhida pela representação portuguesa da UNESCO para acolher as celebrações do Dia Mundial da Dança

Bragança foi a cidade portuguesa escolhida pela representação portuguesa do Conselho Internacional de Dança da UNESCO para acolher as celebrações do Dia Mundial da Dança, que se assinalou este domingo.
A presidente da secção de Lisboa deste conselho, Ana Kohler explica a escolha de Bragança no âmbito da descentralização da celebração. “Começou por ser uma sugestão da comissão nacional da UNESCO dos centros e clubes para descentralizar um evento que nos últimos três anos acontecia em Lisboa, e tem de se começar por uma cidade e esta foi escolhida pelo carinho especial que tenho por esta cidade”, explica a professora de dança que esteve ligada à criação da escola de dança da cidade, que se tornou no Conservatório de Dança de Bragança.

O espectáculo contou com a presença da vice-presidente do Conselho Internacional da Dança da UNESCO, Adamantia Angeli, que destacou a importância de se celebrar o Dia Mundial da dança e falar desta expressão artística. “A dança é a forma de arte mais pessoal e social. Achamos que as pessoas devem começar ou continuar a dançar, mesmo que estejam no local mais remoto do mundo. Isto dá uma razão às pessoas de se sentirem felizes, importantes, de se exporem e de expressarem os seus sentimentos através da dança”, referiu.

O Teatro Municipal de Bragança recebeu 10 grupos de dança de escolas de todo o país para um espectáculo ecléctico com vários tipos de dança. “São vários tipos de dança, porque estão representadas várias escolas de dança do país, nas diferentes modalidades, desde o ballet clássico até ao contemporâneo, é uma panóplia de apresentações e representações da dança. Esta actividade é importante porque põe a cidade no roteiro das escolas de dança e um actividade destas acaba por motivar mais os que se dedicam à dança e também os responsáveis políticos e académicos da cidade para poderem ter mais abertura em relação a esta arte de palco em especial”, destacou Helena Genésio, directora do Teatro Municipal de Bragança.

Bragança recebeu cerca de 100 bailarinos para um espectáculo que serviu para comemorar o dia mundial da dança.

Já este sábado teve lugar o 3.º Festival de Dança de Bragança. Cerca de 150 participante de 13 grupos mostraram o que de melhor se faz em escolas e academias de dança de Bragança e de toda a região, para celebrar esta arte. “A intenção é juntar todos os grupos e professores que têm aulas de dança em Bragança e arredores e este ano temos um recorde de participação, este ano temos três vezes mais actuações e mais grupos”, destacou Ghost da organização.


Um fim-de-semana repleto de animação e coreografias em Bragança para assinalar o dia mundial da Dança. 

Escrito por Brigantia
Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário