quarta-feira, 4 de abril de 2018

Um dos geosítios do Geo Park Terras de Cavaleiros não tem acesso pedestre

O Geosítio Gnaisses de Lagoa do Geo Park Terras de Cavaleiros, não tem acesso pedestre devido ao aumento da cota de água da albufeira da Barragem do Baixo Sabor.
A situação poderá constituir um factor de penalização no processo de reavaliação a que está sujeito este ano o parque, como conta o presidente do Município de Macedo de Cavaleiros Benjamim Rodrigues.

“Para tornar mais acessível este geosítio do lado de Lagoa porque se tem de atravessar um braço do rio do Sabor que entretanto ganhou mais cota pelo que deixou de ser acessível por meios terrestes. E este facto pode ser um factor de penalização, no entanto que não está dependente da Câmara de Macedo, mas sim de compromissos da EDP, pelo que na altura na avaliação eu irei pedir à EDP para estar presente com os projectos que já estão muito avançados” referiu o presidente do Município de Macedo de Cavaleiros Benjamim Rodrigues.

De forma a solucionar este problema é necessário construir uma ponte flutuante a cargo da EDP, que foi contactada e respondeu que tem em curso o planeamento do projecto que visa a concretização da solução no mais breve espaço de tempo.

Nos próximos dias 13 e 14 de Abril, Macedo de Cavaleiros vai receber o Fórum Nacional de Geoparques com os observadores.

“Nesse âmbito do Fórum Nacional de Geoparques vão ser realizadas umas jornadas, em Macedo de Cavaleiros, no dia 13 e 14 de Abril com os observadores candidatos, que é a Serra da Estrela. Estas jornadas vão reunir os presidentes dos geoparques, os coordenadores científicos e executivos dos 4 parques nacionais, o ICNF, a coordenadora nacional do Comité da Unesco e além de outros organismos ligados à preservação da natureza” anunciou Benjamim Rodrigues.

Em Portugal existem 4 parques nacionais, Arouca, Naturtejo e nos Açores, para além do parque transmontano. Existe um novo aspirante a parque com este selo que é a Serra da Estrela. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário