O certame vai já na quadragésima quarta edição e este ano reúne 80 produtores da região, metade são do concelho de Vinhais.
Depois da alheira vinhaense ter sido considerada a melhor do mundo, pela Taste Atlas, o presidente da câmara, Luís Fernandes, admite que a procura aumentou e certamente será um enchido procurado na feira. “Estamos a falar de um sector que, cada vez mais, tem um valor muito importante, em termos económicos, para o concelho e é verdade que estas distinções que temos recebido também ajudam ainda mais. O feedback que temos é que a procura da alheira, nas fábricas, tem sido cada vez maior”, adiantou.
O sector do fumeiro gera cerca de 7 milhões de euros, anualmente, em Vinhais.
A procura é superior à oferta e de modo a que mais enchido seja vendido na feira e mais produtores surjam no concelho, o município oferece dois leitões aos produtores interessados e ainda o abate. “Alguns produtores, fruto da idade, já não terão as melhores condições para continuar a trabalhar o fumeiro, mas têm havido jovens que cada vez apostam mais e queremos que sejam ainda mais e, por isso, temos fomentado vários apoios, no sentido de haver mais jovens apostar no fumeiro. Este ano temos também na feira a novidade de já haver abate de porcos que foram oferecidos neste tipo de apoios que damos para haver mais fumeiro nesta edição da feira”, adiantou.
Quanto aos preços, o secretário técnico da Associação Nacional de Criadores de Suínos de Raça Bísara, Pedro Fernandes, adiantou que os produtores ainda estão a discutir, mas poderá haver aumentos. “Eles é que vão decidir os preços. Eu prevejo que possa haver um aumento, talvez na alheira, não só pelo mediatismo, mas também devido ao aumento do preço do azeite”, disse.
Além da venda de enchidos, artesanato e produtos regionais, também não faltarão as habituais Jornadas Técnicas e os concursos de salpicão e porco bísaro, mas também demonstrações culinárias e chegas de touros. A animação fica a cargo da banda Os Quatro e Meia, na sexta-feira, e dos Calena, no sábado.
O município espera que ao longo dos quatro dias passem pela Feira do Fumeiro cerca de 80 mil pessoas. O certame custa à autarquia cerca de 450 mil euros. A apresentação da feira aconteceu ontem.
Sem comentários:
Enviar um comentário