quinta-feira, 14 de março de 2024

Testamento de Paio Pires abade de Outeiro que quer ser sepultado em São Fagundo de Crespos (Vinhais) e, além de várias outras largas mandas, deixa ao mosteiro de Castro de Avelãs vinte morabitinos para pitança - 25 de Março de 1303

 «Era de mill e CCC.os e quarenta e hum ano[s] xxb dias de Março. Cunuçuda cousa seya a quantos esta carta virem como eu Pay Piriz abade d’Outeiro jacendo doente na parochia (?) do dito povo com todo meu sisso e com toda mia memoria faço meu testamento o qual sera valioso per mia morte pera sempre.
Primeyramente mando mi alma a Deos e meu corpo sepul[tado] em Sa’Fagundo de Crespos. E mando ay egleya dai x maria [sic?]; e mando pera louvor day egley [sic?] de Sancta Maria d’Outeyro cinquenta mr e mando a Miouso tres fe[n]egas de pan e hum felt.° (feltro?) e hüa collcha e hum chumaço; e mando que depois que mias mandas e mias devedas forem pagados que todalas cousas que ficarem por mi que por serviço que feço que as parta per meo com Fernando meu creado; e mando a Domingo meu sobrino a say que floy de Fernan Piriz e mando a Corrado este meu pellot e esta capa de burel; e mando a Ruy Lourenço e Catrina Martins e a Pedro Lopes cinco cinco mr; e mando pera lavor de Sam Martino de Soeyra cinco mr; e mando ao moesteiro de Castro d’Avelaas vinte mr. pera pitança; e mando a Cibrão Dominguez clerigo esta mia saya de ps [sic]; e mando a Domingo Eanes tabaliom as mias calças de estamffort; e mando a Õ e a Õ [sic] mias criadas quanto herdamento ey que partam per terços com Fernando; e mando a Geens Curvo quatro oytavas de pan; e mando a Pero Fernandes clerigo meu sobrino ii mr.; e a Santa M[aria?] da Pobra ii mr.; e mando a este Pero Fernandez clerigo o casall de Rio Frio hum mr.; e mando aos conffrades pera o trintanario quanto es pan e vinho e que venda esta besta mais pequena pera pescado e estoutra besta que foy de Esteves clerigo que venda e comprem per ella vestimenta pera Sancta d’Outeiro se elle levou [con]sigo toda salvo manto que non levou e que sagrem porem e aas que ficar dia’no por su alma.
Estas som as devedas que eu devo a Affom Roez [75] oytenta mr. Item: devo a Petra (?) Pirez de Pinelo XIIII mr. Item: devo a dona Rial (?) XIIII mr. Item: devo a Domingo Martins XXX mr. Item: devol [sic?] doutra hua fenega de centeo e I.a oytava e mea de trigo. Item: devo a Alvaro Lourenço xi mr. e elle page (sic) o que bebeo na cuba per sa verdade. Item: devo a (...) Lourenço XI mr. e III fenegas de centeo e ii oytavas de trigo. Item: devo a (...) Eanes alfayate quareenta mr. e elle a mi hüa bãa per ana mada (miada?) de saçõ (?). Item: le devo eu quatro oytavas de pan. Item: devo a Joham Durães XII mr. Item: devo a Domingo Galego por Elvera cinco oytavas de pan. Item: devo a Domingo meu sobrino vinte oytavas de pan. Item: devo a Domingo fillo (sic) de Joham Sterco (?) XV oytavas de pan. Item: devo a Pero filo de Joham Duraes II oytavas de pan e braga[e]s e camisa. Item: devo a Diogo Cerquedo VIII mr.
E mando que todos aqueles que forem de bom testimonio que en sa verdade diserem que leu devo que llo paguem. Item: devo a Mouro III fenegas e mea de pan.
Esto he o que a mi devem Pero Piriz genrro de Condaado XXX mr. pagar ata Ramos. Item: deve IIII oytavas de pan. Item: Lourenço XXI ata Ramos. Item Amaro Piriz XVIII mr. Item: por Pero Doumas X. mr. Item: (...) bI mr. Item (...) Feilde III mr. Item: dom Cide bI mr. e muitas mas e mias devedas paga ou meu fique como sobredito he.
E faço meus cabe (...) Ruy Lourenço de Carçom e meu cunado Lourenço Martinz mais rogo por Deos a Ruy Lourenço que meta mais montes (meutes?) em mia façenda e mais seya boom. E que esto seya fyrme e non vena en dulda roguee a Domingos Anes pubrico tabaliom d’El Rey em Outeyro que fezesse em estrumento e possese nel seu signo. Testemunhas Fernan Martins de Quintella e Pero Lopes das Veygas, Diogo Gonçalo [?] de Vinaaes, Cibran Dominguez clerigo. 

E eu dicto tabaliom pressente fui e a rogo [do] dito Pay Piriz com mia mão propria screvy e este signo y fic [sic?] que tal est em estromento e verdade feyta em Outeyro XXb dias de Março era de mill e CCC. e quarenta e hum ano» (264).
----------
(264) Pergaminho do Paço Episcopal de Bragança.
----------
MEMÓRIAS ARQUEOLÓGICO-HISTÓRICAS DO DISTRITO DE BRAGANÇA

Sem comentários:

Enviar um comentário