Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 8 de outubro de 2025

OS FIDALGOS - MOGADOURO

Barão do Mogadouro

 ANTÓNIO JOSÉ DE MORAIS PIMENTEL, bacharel, juiz de fora de Moncorvo, 
filho do capitão-mor e monteiro-mor da vila do Mogadouro Manuel Inácio de Morais e de D.Maria José Antónia Pimentel.
Neto paterno de Luís Inácio de Figueiredo e de D. Rosa Maria de Morais. Neto materno de António Rodrigues Pimentel e de D.Maria Ferreira.
Teve carta de brasão com as armas dos Morais e Pimentéis, passada a 22 de Junho de 1795, a qual está registada no Cartório da Nobreza, livro V, fol. 62(336).

Família Ferreiras Morais, ramo da Casa de Tuizelo que passou à vila do Mogadouro (337)

1º FRANCISCO FERREIRA DE MORAIS PINTO, moço fidalgo, coudel-mor das coudelarias da comarca de Miranda, vivia solteiro em 1777.
2º D. FRANCISCA ANTÓNIA FERREIRA DE MORAIS PINTO, religiosa em Santa Clara de Bragança, hoje [1777] falecida.3º D. CATARINA MARIA ROSA DE MORAIS PINTO, também religiosa em Santa Clara de Bragança, hoje [1777] falecida.
4º MARTINHO MONTEIRO, fundou uma capela com vínculo de morgadio de que foram administradores: Lucas de Castro Monteiro e José Jorge Machado.

Barão do Mogadouro

1º ANTÓNIO SARAIVA DE ALBUQUERQUE VILHENA, segundo Barão do Mogadouro, por sua mulher, e tenente-coronel honorário do batalhão nacional de caçadores da cidade da Guarda.
Nasceu a 9 de Setembro de 1822 e casou a 5 de Outubro de 1844 com a segunda Baronesa do Mogadouro, D. Ana Isabel Maria de Moura Pegado de Oliveira, que nasceu a 10 de Outubro de 1824.
Descendência:
2º JOÃO ANTÓNIO FERREIRA DE MOURA, terceiro Barão do Mogadouro.
A criação do título foi por decreto de 28 de Dezembro de 1839.
A renovação para o terceiro barão foi por decreto de 24 de Agosto de 1852(338).
O Diário do Governo de 29 de Julho de 1868 traz a relação dos titulares que formavam a Corte, e, entre eles, menciona o barão e a baronesa do Mogadouro.

Família Ferreira, de Tuizelo, ramificada para o Mogadouro – Bispo D.António Pinheiro

1º FRANCISCO FERREIRA DE MORAIS PINTO.
2º D. JERÓNIMA DE MORAIS PINTO, irmã do precedente, que faleceu solteira na sua casa da vila do Mogadouro.
Eram filhos de João Botelho de Abreu e Morais, moço-fidalgo da Casa Real, cavaleiro da Ordem de Cristo, natural de Bragança, juiz dos órfãos da vila do Mogadouro, e de D.Maria Pinto Pereira.
Netos paternos de Jerónimo Ferreira de Morais, sexto senhor da casa e morgadio de Tuizelo, moço-fidalgo da Casa Real, e de D. Francisca Botelho de Abreu, sua prima, filha de Francisco Botelho de Abreu, desembargador do Porto e natural da cidade de Bragança, e de D.Maria Teixeira.
Segundos netos paternos de Duarte Ferreira de Morais, quinto senhor da casa e morgadio de Tuizelo, moço-fidalgo, e de D. Jerónima Veloso de Araújo, natural de Chaves, à qual nos referimos já em Pintos Cardosos, de Mirandela, senhores do morgadio de Santiago.
Terceiros netos paternos de Jerónimo Ferreira de Morais, quarto senhor da casa e morgadio de Tuizelo, moço-fidalgo da Casa Real, e de D. Catarina Veloso de Araújo, natural de Chaves, filha de Francisco Álvares Veloso, vedor-geral em Chaves, fidalgo da Casa Real, filho de António Álvares Veloso.
Quartos netos paternos de Duarte Ferreira de Morais, terceiro senhor da casa e morgadio de Tuizelo, moço-fidalgo da Casa Real (filho de Francisco de Morais, segundo senhor da dita casa e morgadio, e de D.Violante de Sá, filha de Francisco Ferreira de Sá, comendador da Ordem de Cristo), e de D. Leonor de Aragão, filha de Álvaro Fernandes Pinheiro, irmão de D. António Pinheiro, quarto bispo de Miranda.
Netos maternos de Gaspar Pinto Ferreira, juiz dos órfãos da vila do Mogadouro, e de D. Catarina Pinto Cardoso, natural de Mirandela, filha de Belchior Pinto Cardoso, terceiro senhor do morgadio de Santiago de Mirandela, ao qual já nos referimos em Mirandela, e de sua primeira mulher D. Leonor de Sousa, natural de Mirandela, filha de Gaspar de Sousa, juiz dos órfãos de Mirandela, que residiu em Carvalhais e que por ser natural de Tânger lhe chamavam o Tangerino, e de D. Comba Pinheiro.
Segundos netos maternos de Bartolomeu Pinto Pereira, juiz dos órfãos do Mogadouro, e de D. Maria de Madureira, filha de João de Azevedo, que residiu em Vila Flor, e de D. Ana de Lobão.
Terceiros netos maternos de Gaspar Pinto Pereira e de D. Maria de Ataíde, natural do Mogadouro, filha de Álvaro de Sousa e Ataíde e de D. Catarina de Lobão.
Quartos netos maternos de Diogo Pinto Pereira (filho terceiro de Francisco Vaz Pinto e de D. Maria de Valença) e de D. Isabel de Lobão Pimentel, filha de Henrique Pimentel, alcaide-mor de Miranda(339).
----------
(336) SANCHES DE BAENA – Arquivo Heráldico Genealógico, parte I, p. 64.
(337) PINTO, Bento – Caderno de Árvores de Costado. Ver o volume IV, p. 348, destas Memórias Arqueológico-Históricas do Distrito de Bragança.
(338) PINTO; SANCHES DE BAENA – Resenha das Famílias Titulares e Grandes de Portugal, 2º vol, p. 136.
(339) PINTO, Bento – Caderno de Árvores de Costado.
----------
MEMÓRIAS ARQUEOLÓGICO-HISTÓRICAS DO DISTRITO DE BRAGANÇA

Sem comentários:

Enviar um comentário