A festa com um conceito inovador focado na promoção do território e do que este tem de mais genuíno, é uma alternativa criativa, cultural e diversificada às festas de verão que ocorrem na região.
A organização está também a cargo da Palombar e segundo a associação a aldeia de Uva possui “um património edificado único no Nordeste Transmontano, mais de 40 pombais, estruturas da arquitetura vernacular fortemente ligadas à comunidade, à cultura e à conservação da natureza, a maioria dos quais localizados no perímetro da aldeia”, explica.
O nome da festa é inspirado nesses edificados icónicos da região, “que são um legado único e que queremos dar a conhecer, através desta festa que promove a dinamização do mundo rural e o seu património arquitetónico, natural e cultural”, refere a Palombar.
O programa da festa inclui percursos interpretativos e visitas guiadas, com destaque para os pombais, teatro, oficinas para crianças, espetáculos musicais, contadores de histórias, mercado tradicional, artesanato, gastronomia e muito mais.
A festa é organizada pela União de Freguesias de Algoso, Campo de Víboras e Uva e pela Palombar – Conservação da Natureza e do Património Rural, em colaboração com o Município de Vimioso e o apoio da Comissão de Festas de Uva 2024/2025.
Veja o programa completo AQUI.
Sem comentários:
Enviar um comentário