Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

domingo, 14 de julho de 2024

INCONGRUÊNCIA

Por: Humberto Pinho da Silva 
(colaborador do "Memórias...e outras coisas...")

Neste domingo de céu enevoado, mas sem chuva, dirigi-me para a minha mesa de voto.
Árdua tarefa de escolher político, que não conheço, desconhecendo, também, sua conduta como cidadão. Apenas sei o que diz e o que quer que eu saiba, para poder alcançar o cargo que deseja. Fui levado mais pelo instinto, experiência devido à minha idade no prepósito de cumprir o dever patriótico.
Ao atravessar o portão da escola, onde se encontravam as mesas de voto, surgiu-me parente, que logo entabulou conversa:
Disse-me: que há mais de dez anos que não vota!...
Perante a minha estupefação, explicou-se: teve necessidade de renovar o BI. O novo é Perpétuo. Ficou contente. Era para toda a vida...
Entretanto teve que mudar de localidade. Avisou as Finanças, o Banco, e foi à Junta da nova freguesia, para lhes dar conhecimento da mudança. Disseram-lhe ser impossível sem Cartão de Cidadão.
Não tirou. Comprou casa, vendeu casa, realizou transações comerciais, e o BI serviu-lhe para tudo. Ao pedirem-lhe documento para provar a residência, sempre lhe bastou o recibo da água ou da eletricidade...
Desta vez abriram exceção: podia votar com o seu BI, graças à Internet.
Agora pergunto: quais são as dificuldades das Juntas a transferirem a residência, sem Cartão de Cidadão?
Como o meu parente, quantos idosos doentes,não estão impedidos de votar?
Parece-me uma incongruência.

Humberto Pinho da Silva
nasceu em Vila Nova de Gaia, Portugal, a 13 de Novembro de 1944. Frequentou o liceu Alexandre Herculano e o ICP (actual, Instituto Superior de Contabilidade e Administração). Em 1964 publicou, no semanário diocesano de Bragança, o primeiro conto, apadrinhado pelo Prof. Doutor Videira Pires. Tem colaboração espalhada pela imprensa portuguesa, brasileira, alemã, argentina, canadiana e USA. Foi redactor do jornal: “NG” e é o coordenador do Blogue luso-brasileiro "PAZ".

Sem comentários:

Enviar um comentário