Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 13 de setembro de 2024

Município de Moncorvo apoia pastores para combate da brucelose e minimização de custos

 A Câmara de Torre de Moncorvo aumentou o apoio aos criadores de gado, na tentativa de combater o abandono pela criação de animais


O presidente da câmara municipal de Moncorvo, José Meneses, explica que o apoio se mantém nos mesmos moldes que os anos anteriores, mas houve um aumento de 50 cêntimos. “É para fazer face ao pagamento ao agrupamento de defesa sanitário, com o acréscimo de 50 cêntimos, uma vez que a quota também subiu. 3,5 euros por cada cabeça de ovino e caprino e 20 euros por cada cabeça de bovino”, disse.

O autarca destaca também as dificuldades dos agricultores e afirmou que o decréscimo de efectivo é preocupante. “Existem cada vez menos pessoas ligadas à pastorícia e isso preocupa-nos, por isso leva a outras situações, como incêndios no Verão. Hoje um pastor com as mesmas ovelhas tem enormes dificuldades financeiras, o preço do leite está igual há 20 anos, houve pouco aumento do borrego, a lã não tem valor”, apontou, adiantando que num ano houve a redução de “mil cabeças”, o que espelha que pecuária “não é atractiva”.

José Meneses salientou ainda que o Ministério da agricultura tem de olhar mais para este sector. “Cabe ao poder central poder olhar para isto de outra forma, de uma forma de voltar a incentivar novamente as pessoas a dedicarem-se à pecuária”.  

Esta é já a terceira vez que o município de Moncorvo atribuiu um apoio anual aos criadores de gado do concelho. A medida tem por objectivo ajudar a combater a brucelose, mas também a minimizar dificuldades, devido ao baixo preço do leite e o escoamento sazonal dos borregos e cabritos.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Cindy Tomé

Sem comentários:

Enviar um comentário