Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 5 de julho de 2024

Rio Fervença em Bragança vai ser analisado para melhorar qualidade da água e diminuir algas

 O Rio Fervença, em Bragança, vai ser alvo de um novo estudo


Já tinha sido feito um, pelo Instituto Politécnico de Bragança, que não trouxe as melhores conclusões, segundo o presidente da câmara.

Agora, conforme Paulo Xavier, o município quer fazer uma nova análise para arranjar uma solução eficaz, que permita que o curso de água tenha uma cor dita normal, menos algas e também menos poluição. “Vamos abrir um procedimento, falámos com os melhores técnicos que temos no país. Estamos com intenção de fazer este trabalho e de forma positivo podemos ter uma solução. Estamos neste momento como vamos abrir o procedimento para podermos fazer o projecto de limpeza, mas que seja a longo prazo”, explicou.

Esta semana, três funcionários da câmara estiveram na zona do Pólis a limpar o rio. Estas acções de limpeza são comuns entre os meses de Junho e Setembro. Paulo Xavier esclareceu que a limpeza é feita consoante a necessidade. “Pode funcionar semanal ou quinzenal, conforme a necessidade. Este ano tem sido diferente dos anos anteriores, porque tem chovido mais e há mais água, portanto, há uma maior limpeza, ou seja, ele próprio se limpa, não precisamos de o fazer. Quando há muito calor, as algas são imensas e a proliferação é muito grande”, adiantou.

Questionado sobre se a câmara tem conhecimento de descargas para o rio, o presidente afirmou que, por vezes, há situações anómalas e, apesar de serem investigadas, nunca se encontraram os culpados. “Quando, às vezes, acontece algo que não é normal, fazemos a participação no sentido de saber onde poderemos actuar. Nunca conseguimos detectar. Há algo que não está bem, mas nunca conseguimos ir mais além do que é o visual de todos nós”, disse.

O estudo sobre o Rio Fervença deverá começar em breve. Mas, para mais breve está o começo de um projecto que envolve o Centro Ciência Viva de Bragança. Daqui a duas semanas serão instaladas duas ilhas flutuantes, com plantas aquáticas, no rio. Irão ajudar na reabilitação do ecossistema aquático do Fervença. O projecto Bio-Ilhas é financiado pela Fundação La Caixa, na linha Promove "Projectos-Piloto Inovadores".

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário