Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 11 de julho de 2024

Sendim: Vila comemora 34 anos

 No próximo sábado, dia 13 de julho, a vila de Sendim comemora o seu 34º aniversário, num programa que inclui a missa em memória dos sendineses já falecidos, o jantar convívio para toda a população e a visita do secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Hernâni Dias.


De acordo com o presidente da União de Freguesias de Sendim e Atenor, Luís Santiago, a comemoração do 34º aniversário da vila destaca ainda os trabalhos realizados pelas pessoas que participam na Oficina do Idoso, através de uma exposição, que vai estar patente no Largo da Praça, em Sendim.

“Ao serão, a União de Freguesias vai premiar o mérito escolar dos alunos que concluíram o 9º ano, na Escola EB 1/2/3 de Sendim”, indicou.

Este ano, a animação musical do aniversário da vila tem como protagonistas os grupos “Os Rebenta a Gaita” e “DM”.

Sobre a data comemorativa da elevação de Sendim a vila, o presidente da União de Freguesias de Sendim e Atenor, Luís Santiago, recordou com a aprovação do projeto de lei, a 13 de julho de 1990, “a população sendinesa festejou efusivamente essa conquista política e administrativa”.

No entanto, nos 34 anos subsequentes, a vila de Sendim, à semelhança de tantas outras localidades do interior do país teve que enfrentar o problema do despovoamento. Segundo o Censos de 2021, o concelho de Miranda do Douro perdeu 13,62% da população e na vila de Sendim residem atualmente cerca de um milhar de pessoas.

Embora com menos população, a comunidade sendinesa continua destacar-se pelo dinamismo agrícola, onde sobressai a cooperativa vinícola Ribadouro e a cooperativa olivícola A Sendinense.

No âmbito empresarial, a vila de Sendim, localizada entre os concelhos de Miranda do Douro, Mogadouro e a vizinha Espanha é local de quotidianas trocas comerciais.

Já no turismo, Sendim tem como principal atrativo a proximidade ao rio Douro, onde é possível realizar passeios turísticos de barco e contemplar a fauna e a flora do Parque Natural do Douro Internacional (PNDI).

Ao longo do ano, na vila de Sendim organizam-se importantes eventos como o Festival Intercéltico, que antecede as Festas de Santa Bárbara e a Feira do Emigrante, em agosto. Ou a Feira dos Gorazes, em outubro.

HA

Sem comentários:

Enviar um comentário