A gastronomia transmontana foi considerada a décima quarta melhor do mundo e a segunda melhor de Portugal pela Taste Atlas, uma plataforma internacional dedicada à catalogação de sabores tradicionais
Especialidade como o pastel de chaves, o fumeiro de vinhais, a feijoada transmontana, o folar de Valpaços, a alheira mirandelense, as tripas aos molhos, e a posta mirandesa permitiram à região destacar-se entre as primeiras 15 das 100 melhores regiões gastronómicas do mundo.
Esta classificação reconhece ainda produtos típicos como o azeite, as carnes de raças autóctones, a castanha de Padrela e o mel do parque de Montesinho.
Além do destaque geral, o distrito de Bragança alcançou ainda a octogésima posição do ranking e Vila Real a octogésima primeira.
O Alentejo foi a região portuguesa com maior destaque, tendo ficado em nono lugar na classificação mundial. Trás-os-Montes ficou em décimo quatro no mundo, o Algarve em vigésimo, os Açores ficaram com a quinquagésima primeira posição e Santarém encerrou a lista de regiões portuguesas ficando com a nonagésima primeira posição.
Sem comentários:
Enviar um comentário