A chuva que caiu ontem e durante esta noite fez aumentar o caudal do Rio Pepim, acabando por transbordar as margens na aldeia da Aveleda, no concelho de Bragança.
O presidente da União das Freguesias de Aveleda e Rio de Onor, Mário Gomes, adianta que algumas casas ficaram inundadas. “A chuva fez transbordar o caudal do rio, inundando a rua principal de Aveleda, causando alguns prejuízos nas habitações mais próximas das margens. Uma das casas teve a água com uma altura superior a 20 cm”, adiantou.
O autarca explicou que o caudal subiu devido à chuva, mas também ao assoreamento do rio. Um problema que se arrasta há anos e que continua por resolver. “O problema do assoreamento do rio reduz a profundidade e capacidade de vazão, o que leva a transbordos frequentes, o que leva a estas cheias repentinas. Estes fatores combinados tornam este rio vulnerável. Isto só demonstra a fraca gestão ambiental e inadequada”, frisou, adiantando que espera que a CCDR-N avance com uma candidatura para o desassoreamento de mais de 14 Km do rio.
Além da Aveleda, houve ainda ruas inundadas em Varge, Lagomar, Gimonde e Bragança.
Sem comentários:
Enviar um comentário