Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

Livro “GENÍSIO. Apontamentos históricos e etnográficos”

 Na festa da “Matância de l cuchino”, no passado dia 29 de dezembro de 2024, foi apresentado em Genísio, no concelho de Miranda do Douro, o livro “GENÍSIO. Apontamentos históricos e etnográficos”, da autoria de Basileu Pires e Cândido Rodrigues.


Um dos autores do livro, o padre Basileu Pires, agradeceu a Deus pela oportunidade de regressar à sua terra natal, a Genísio, para aí realizar, junto da população local, um trabalho de investigação sobre esta aldeia do concelho de Miranda do Douro.

“Este é um livro coletivo. Nós, os autores, apenas coligimos os testemunhos que fomos colhendo de todos”, destacou.

Por sua vez, Cândido Rodrigues, foi o autor do capítulo das genealogias da população de Genísio.

A obra “GENÍSIO. Apontamentos históricos e etnográficos” inclui ainda um capítulo sobre a origem genisiense da Santuário do Naso, da autoria de Ernesto Vaz.

A sessão cultural, em Genísio, contou com a participação do Bispo de Bragança-Miranda, Dom Nuno Almeida e de dois antigos párocos da localidade, o padre Temo Ferraz (de 1951 a 1953) e do cónego, Silvério Pires (1965-1971).

A obra “GENÍSIO. Apontamentos históricos e etnográficos” foi editada e publicada com os apoios da associação local “Sol Nascente” e de vários patrocinadores.

HA

Sem comentários:

Enviar um comentário