Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 8 de janeiro de 2025

Quer aprender mais sobre Azeite? APPITAD vai lançar um Curso.

 As inscrições já estão abertas e decorrem até ao dia 17 de janeiro.


A Associação dos Produtores em Proteção Integrada de Trás-os-Montes e Alto Douro (APPITAD) está a preparar uma formação, para o mês de janeiro, sobre azeite.

A ação destina-se a um público prioritário, como os associados agricultores e mão-de-obra agrícola, mas não só. A formação dirige-se também para outros ativos, quer trabalhadores agrícolas, eventuais ou permanentes, quer gestores de empresas agrícolas.

Quem se inscrever deve ter alguns requisitos em conta, como a idade obrigatória mínima de 18 anos e escolaridade a partir do 9.º ano.

De acordo com a associação, o objetivo do curso é “capacitar os formandos com conhecimentos sobre o azeite, de modo a conhecerem todos os passos desde a colheita da azeitona até obtenção de um produto de qualidade”.

A ideia é também ensinar os formandos a “selecionar, em época da azeitona, a matéria-prima de qualidade para a obtenção de um produto final comercializável, de acordo com a legislação em vigor para o setor”, explica.

Assim como “aplicar os processos tecnológicos adequados à obtenção de diferentes tipos de azeite, efetuando as análises físico-químicas e os registos necessários ao controlo dos principais pontos críticos, ou interpretando os resultados de sistemas de autocontrolo”.

Para formalizar a inscrição, os interessados necessitam de documentos obrigatórios, tais como, o cartão de cidadão, o certificado de habilitações e o comprovativo da atividade exercida (recibo de vencimento do mês anterior à formação, ou inicio de atividade, ou certidão permanente).

O curso de 50 horas, pós-laboral, arranca no dia 24 de janeiro e termina a 20 de fevereiro, na sede da APPITAD.

Jornalista: Rita Teixeira

Sem comentários:

Enviar um comentário