O “Travanca Três +” é um projeto de cariz social e tem como público alvo as crianças e a população mais idosa, como explica o presidente da junta de freguesia de Macedo de Cavaleiros, Sérgio Borges:
“O objetivo é dinamizar através de um polo de animação, que seja gerador de dinâmicas locais, juntando as diferentes gerações, para reduzir o isolamento dos mais velhos, porque a população é mais idosa e também transmitir conhecimentos aos mais novos, enquanto se convive e preserva a identidade cultural da aldeia e da freguesia”.
Este projeto “Travanca Três +” terá um carácter educativo e lúdico com três eixos de intervenção privilegiada, o envelhecimento ativo, dinamismo infanto-juvenil e confraternização inter-geracional.
Também se prevê-se que “seja realizada a prestação de cuidados de saúde básicos e complementares, atividade física, estimulação cognitiva, criação de centro de convívio e gabinete de apoio social, espaço de apoio logístico às comissões de festas, entre outras iniciativas”, de acordo com o comunicado enviado à redação da Rádio ONDA LIVRE.
Recorde-se que a localização deste projeto foi alvo de alguma polémica, uma vez que foi solicitada pela Junta de Freguesia, à Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, que veio anunciar que iria instalar ali, a sede de projeto de arte arterapia , ligado à Saúde Mental, (Des)construir, (Re)pensar e (Re)Educar, em parceria com a União de Mutualidades Portuguesas.
Esta quinta-feira passada, decorreu uma reunião entre o executivo da câmara e a junta de freguesia com o objetivo de ali serem instalados os dois projetos, numa partilha conjunta do espaço. Proximamente, haverá uma segunda reunião com a União das Mutualidades Portuguesas para entendimento da utilização conjunta.
Sem comentários:
Enviar um comentário