O Dia da Europa é comemorado anualmente a 9 de maio, para festejar a paz e a unidade do continente europeu. Os mais jovens marcaram a data, apenas esta segunda-feira. Questionamos sobre a importância deste dia, eis as respostas:
“É um marco na nossa história, digamos que é uma aliança que nos permitiu ter 70 e muitos anos de paz e Portugal poder aderir a este tipo de comunidade é bom porque traz-nos vantagens não só económicas, mas também socioculturais, afirmou César Pereira.
É importante porque a entrada na União Europeia permite a livre circulação, prosperidade, solidariedade e paz” , disse Nicole Pinheiro.
“Podemos trabalhar, estudar onde queremos, os alimentos são garantidamente saudáveis e a natureza está mais protegida, salientou Lara Martins.
A data assinala os 75 anos da Declaração Schuman, uma proposta histórica feita em 1950 por Robert Schuman, Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, que lançou as bases da cooperação europeia. Considera-se que a atual União Europeia teve início com a proposta desta personalidade.
Assinalam-se ainda os 40 anos da adesão de Portugal. E por esse motivo, o clube europeu do Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros, não quis deixar passar a data em branco, como explica a professora Rita Bento:
“Portanto, nós temos um conjunto de atividades preparadas para o Primeiro Ciclo, com bandeiras da União Europeia, cronologia e temos atividades preparadas para os restantes ciclos.
Há o desfile das bandeiras, houve um momento musical, um painel em que pedimos às pessoas para deixarem uma frase ou uma mensagem sobre o que é para eles a Europa hoje em dia. Temos também em exibição uma exposição com alguns marcos históricos dos 40 anos da adesão de Portugal à União Europeia e temos no final também uma degustação de iguarias dos diferentes países da União Europeia
É muito importante para marcar o dia da Europa, para mostrar a importância que teve este dia no manter da paz no nosso continente ao longo de todos estes anos e, acima de tudo, para que ela continue, que tem estado ameaçada nos últimos anos”, destacou a professora.
O diretor do Agrupamento de Escolas, Paulo Dias, enaltece que esta celebração é importante não só para comunidade em geral, mas também para os mais jovens, já que estes são o futuro da Europa:
“Eles fazem sempre questão de celebrar o Dia da Europa, e nós também, porque esta consciência de ser europeu é de facto muito importante. E é importante que os alunos percebam o que é isso, a importância que tem no presente e que terá seguramente no futuro na vida deles”.
Foi o dia da Europa celebrado pelos mais jovens, no Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros.
O Dia da Europa assinala este ano os 75 anos da Declaração Schuman e celebra ainda os 40 anos da adesão de Portugal.


Sem comentários:
Enviar um comentário