Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 16 de setembro de 2025

Projeto “Oficinas de Turismo Cultural” quer criar uma rota turística em aldeias do concelho de Macedo de Cavaleiros

 O Welcome Center Azibo foi palco do seminário final do projeto Oficinas de Turismo Cultural, que pretende sobretudo dotar oito aldeias do concelho de Macedo de Cavaleiros de uma rota turística, com experiências ligadas a cada uma. 


A sessão contou com os operadores turísticos do território que deram conta dos problemas e principais desafios que enfrentam. Um deles foi Vítor Amendoeira, um dos empresários que está sediado em Azibeiro, há cerca de três anos e meio, com um alojamento local, que também tem a vertente natureza, com caminhadas e outras atividades. Salienta que este tipo de projeto são uma mais valia para o território.

Teve algumas dificuldades em arrancar com o projeto por causa de conseguir empreiteiros, falta de mão-de-obra qualificada, mas para já está a duplicar a capacidade de alojamento. Esta época vai investir em atividades na natureza para conseguir ter mais clientes e para consolidar o negócio.

A sessão contou também com os representantes das juntas de freguesia. O presidente da Junta de Salselas, João Pinto, contou que a montra da aldeia serão os Pauliteiros.

Outras aldeias que estão inseridas no projeto são Podence e Santa Combinha, que tem cerca de 100 camas disponíveis para turistas, que estão praticamente lotadas durante o período estival. Para o presidente da Junta, João Alves, falta agora criar pontos de animação noturna para captar mais turistas.

O projeto é promovido no âmbito de uma parceira entre o Município de Macedo de Cavaleiros e o MORE – Laboratório Colaborativo Montanhas de Investigação, que tem como investigadora, a socióloga, Patrícia Cordeiro, que conta que a próxima etapa é implementar a estratégia de marketing que está definida.

Também Benjamim Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros esteve presente na sessão e destacou que esta pesquisa trouxe frutos ao turismo.

As aldeias do concelho alvo das oficinas são Vale da Porca, Valdrez, Lamas, Vale de Prados, Santa Combinha, Salselas e Podence e agora também Limãos, que acabou por aderir ao projeto.

Sem comentários:

Enviar um comentário