Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Bragança: Bispo pede «confiança realista» para 2012 - D. José Cordeiro sublinha importância do anúncio da fé, por parte dos católicos

Bragança, 02 jan 2011 (Ecclesia) – O bispo de Bragança-Miranda iniciou o ano de 2012 com um apelo à “confiança realista do Evangelho”, manifestando “esperança no futuro” da Igreja e da sociedade.
“Bragança tem montes de Esperança e muitas possibilidades e oportunidades”, disse D. José Cordeiro, este domingo, na homilia que proferiu durante a celebração da solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus.
Na intervenção, enviada à Agência Ecclesia, o prelado colocou em relevo o ‘Ano da Fé’ proclamado pelo Papa Bento XVI, que se vai iniciar a 11 de outubro, assinalando “os 50 anos da abertura do grande acontecimento do Concílio Vaticano II”.
“Este Ano é a oportunidade de confessar a fé no Senhor Ressuscitado na nossa catedral e nas igrejas da Diocese, nas nossas casas e no meio das nossas famílias, para que cada um sinta fortemente a exigência de conhecer melhor e de transmitir às gerações futuras a fé de sempre”, disse.
O bispo de Bragança-Miranda apontou como “grandes desafios destes tempos novos” para a diocese, entre outros, “a reorganização da pastoral”, “a formação inicial e permanente do clero”, “a formação permanente dos Leigos” e “a recriação do Instituto Diocesanos de Estudos Pastorais”.
“A nossa realidade pastoral exige a coragem, a confiança e a paciência para ir ao encontro dos homens e das mulheres do nosso tempo, testemunhando que também hoje é possível, belo, bom e justo viver a existência humana à luz do Evangelho”, indicou.
D. José Cordeiro deixou uma “saudação amiga aos jovens, em especial aos seminaristas que buscam, na alegria e na esperança dos vários caminhos, a Cristo”.
“A fé traz consigo o risco da confiança. Não somos cristãos porque decidimos por uma ética ou alguma ideia, mas por causa de um encontro com a Pessoa de Jesus Cristo que dá um novo horizonte à vida”, declarou.
Em conclusão, o prelado dirigiu-se às “autoridades autárquicas, civis, académicas, forças de segurança e órgãos de comunicação social”, desejando “uma colaboração recíproca em ordem ao bem comum”.

OC
in:Agência Eccçlesia

Sem comentários:

Enviar um comentário