quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Escolas incentivam alunos a ler

Catorze alunos da Escola Augusto Moreno, em Bragança, puseram esta manhã à prova os conhecimentos no âmbito do Concurso Nacional de Leitura. Este ano, a escola decidiu inovar e avaliou os estudantes num concurso inspirado no Elo Mais Fraco, transmitido na RTP. Elisa Ramos, uma das professoras que coordenou o concurso, garante que este formato incentivou os alunos a participar.
“O Concurso Nacional de Leitura tem as sua orientações depois deixa a livre escolha às escolas. Normalmente faz-se uma prova escrita, este ano, decidimos pôr à prova as capacidades de expressão oral. Então pareceu-nos bem que o concurso o Elo mais Fraco da televisão seria um modelo para nós nos inspirarmos e porem à prova a sua capacidade de leitura.

Penso que os alunos ficaram mais incentivados e viu-se aqui o empenho e o envolvimento de todos os alunos”, explica a professora.  O Elo Mais fraco da Leitura desenrolou-se em três rondas. Os alunos que erraram questões iam sendo eliminados, até se chegar aos três finalistas. Elisabete Rodrigues, de 14 anos, é a segunda vez que vai representar a Escola Augusto Moreno a nível distrital e quer conseguir um resultado melhor do que no ano passado. “É a segunda vez.
No ano passado fui às distritais e fiquei em terceiro lugar. Espero este ano conseguir preparar-me ainda melhor para conseguir representar a escola a nível nacional. Eu e a minha equipa esforçámo-nos muito, lemos bem as obras, pesquisámos acerca dos autores, foi um trabalho muito intensivo. Foi diferente este modelo de concurso, mas interessante”, conta a aluna. Já Miguel Gomes e William Costa participaram pela primeira vez no concurso e ficaram radiantes com a vitória. “Foi a primeira vez e gostei bastante. Este formato de concurso foi mais divertido para nós.
Sinto-me um vencedor”, garante Miguel.“Sinto-me um vencedor como o meu amigo Miguel. Representar a escola a nível distrital vai ser bom, porque vamos conhecer pessoas novas e vamos ler mais”, garante William. 
O concurso distrital vai decorrer no início de Março e vai reunir os melhores classificados em cada escola. O vencedor irá representar o distrito na final do Concurso Nacional de Leitura, que deverá realizar-se em Maio.


Escrito por Brigantia
in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário