Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Escolas incentivam alunos a ler

Catorze alunos da Escola Augusto Moreno, em Bragança, puseram esta manhã à prova os conhecimentos no âmbito do Concurso Nacional de Leitura. Este ano, a escola decidiu inovar e avaliou os estudantes num concurso inspirado no Elo Mais Fraco, transmitido na RTP. Elisa Ramos, uma das professoras que coordenou o concurso, garante que este formato incentivou os alunos a participar.
“O Concurso Nacional de Leitura tem as sua orientações depois deixa a livre escolha às escolas. Normalmente faz-se uma prova escrita, este ano, decidimos pôr à prova as capacidades de expressão oral. Então pareceu-nos bem que o concurso o Elo mais Fraco da televisão seria um modelo para nós nos inspirarmos e porem à prova a sua capacidade de leitura.

Penso que os alunos ficaram mais incentivados e viu-se aqui o empenho e o envolvimento de todos os alunos”, explica a professora.  O Elo Mais fraco da Leitura desenrolou-se em três rondas. Os alunos que erraram questões iam sendo eliminados, até se chegar aos três finalistas. Elisabete Rodrigues, de 14 anos, é a segunda vez que vai representar a Escola Augusto Moreno a nível distrital e quer conseguir um resultado melhor do que no ano passado. “É a segunda vez.
No ano passado fui às distritais e fiquei em terceiro lugar. Espero este ano conseguir preparar-me ainda melhor para conseguir representar a escola a nível nacional. Eu e a minha equipa esforçámo-nos muito, lemos bem as obras, pesquisámos acerca dos autores, foi um trabalho muito intensivo. Foi diferente este modelo de concurso, mas interessante”, conta a aluna. Já Miguel Gomes e William Costa participaram pela primeira vez no concurso e ficaram radiantes com a vitória. “Foi a primeira vez e gostei bastante. Este formato de concurso foi mais divertido para nós.
Sinto-me um vencedor”, garante Miguel.“Sinto-me um vencedor como o meu amigo Miguel. Representar a escola a nível distrital vai ser bom, porque vamos conhecer pessoas novas e vamos ler mais”, garante William. 
O concurso distrital vai decorrer no início de Março e vai reunir os melhores classificados em cada escola. O vencedor irá representar o distrito na final do Concurso Nacional de Leitura, que deverá realizar-se em Maio.


Escrito por Brigantia
in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário