sexta-feira, 20 de abril de 2012

Agricultura pode ser alternativa para os transmontanos

Em época de crise, a agricultura pode ser a alternativa para os transmontanos. Foi esta uma das principais ideias defendidas na abertura da Expo Trás-os-Montes, ontem, em Bragança.
O director regional de Agricultura e Pescas do Norte, Manuel Cardoso sublinhou que graças à qualidade do ensino superior nesta região, há já uma nova geração de agricultores que apostam em técnicas mais modernas do que as utilizadas até aqui.“É que nós em Trás-os-Montes temos também uma nova geração de pessoas que estão a apostar na agricultura. Temos jovens agricultores que sob o ponto de vista das perspectivas que têm de vida, sob o ponto de vista cultural e de noção de ocupação do território já pouco ou nada tê a ver com a geração que os antecedeu. 
Ou não tivéssemos tido aqui duas escolas fantásticas nesse aspecto: o Instituto Politécnico de Bragança e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro que estão na base de um novo conhecimento do nosso território e da nossa agricultura. Agricultura essa para a qual tê sido disponibilizadas verbas importantes do PRODER e outros fundos de financiamento e que neste momento já dá cartas e já tem muitos produtos emblemáticos  da região”.
Manuel Cardoso afirmou ainda que há produtos certificados em Trás-os-Montes com a qualidade e quantidade necessárias para ultrapassar os problemas económicos da região.“Não é por acaso que nós temos vinhos, azeites, castanhas e carne fantásticos e em quantidade … Há uma quantidade produtos que estão a ser tratados de uma forma moderna e actual. E é só dessa maneira que nós iremos conseguir ultrapassar, de facto, os problemas que tantas vezes que tantas vezes nos reduzem a uma situação de miserabilismo qual a qual eu não compactuo nem estou de acordo.
A visão que eu tenho de Trás-os-Montes é uma visão positiva, de futuro de quem está aqui para te r uma actividade económica pujante e que permita que tal como eu vim para cá um dia, também possam ficar cá os meus filhos e os meus netos”.
Também o presidente do Núcleo Empresarial da Região de Bragança, responsável pela organização do evento, afirmou que para apostar no futuro de Trás-os-Montes é necessário olhar para o passado e para a ligação da região com a agricultura. Eduardo Malhão admite que os agricultores transmontanos têm ultrapassado várias dificuldades por se encontrarem no interior do país e quer ajudar a inverter essa situação.“A história demonstra-nos exactamente que os nossos agricultores e os nossos produtores têm sido verdadeiros heróis, têm resistido a tudo e  a todos.
Os sucessivos governos orientaram as suas políticas para sectores mais mediáticos e mais elitistas. Os agricultores têm sido deixados um pouco à sua própria sorte.. É isso que nós queremos inverter. Queremos colocar a agricultura na agenda da nossa economia, queremos colocara a região de Trás-os-Montes na moda e queremos acima de tudo que os nossos produtores ganhem cada vez mais capacidade e mais competência para competirem à escala global”.
Declarações à margem da abertura oficial da Primeira Edição da Expo Trás-os-Montes, em Bragança.


Escrito por Brigantia (CIR)
in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário