Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Xixorra quer ajudar a legislar a apanha de cogumelos silvestres

A falta de legislação para a comercialização de cogumelos silvestres está a dificultar a instalação de empresas neste ramo de actividade no Nordeste Transmontano. Quem o diz é o presidente da Xixorra - a primeira associação micológica da Terra Fria.
Francisco Pires diz que é preciso colmatar esta lacuna para que as mais-valias fiquem na região.“Tem que haver legislação para a comercialização de cogumelos silvestres, porque desta forma, a mais-valia que poderia ficar cá na Terra Fria não fica e acaba por ir para Espanha. Há casos em que os cogumelos são pagos aqui a 10 por cento do valor que eles têm depois mais tarde”, realça o presidente da Xixorra.Ajudar a criar legislação para regular a apanha de cogumelos também faz parte dos objectivos desta associação. Francisco Pires garante que a Xixorra já iniciou contactos com as direcções regionais de agricultura no sentido de dar o seu contributo nesta matéria.“Vamos tentar ajudar a que se crie legislação específica para a apanha de cogumelos, para que as pessoas saibam o que andam a fazer. Porque o que acontece é que muitas vezes colhem-se cogumelos que não têm interesse, outros colhem-se a mais.
Tem que haver uma recolha controlada em que haja dias específicos e épocas específicas para a apanha, para que se possa manter este património específico da Terra Fria transmontana”, defende Francisco Pires. Esta nova associação já tem cerca de 50 associados e vai desenvolver a sua actividade numa zona fértil em cogumelos. Francisco Pires garante que o trabalho da Xixorra não vai colidir com o de outras associações que já existem na região.“Esta associação não interfere com os territórios nem da Pantorra, nem de outra associação qualquer.
É da Terra Fria Transmontana e abrange os concelhos de Bragança, Miranda do Douro, Vimioso e Vinhais. A associação surge da curiosidade que as pessoas têm ao nível dos cogumelos. Depois do curso de técnicos de cogumelos que decorreu na Corane, decidimos dar continuidade a este trabalho com a criação desta associação para preservar o património micológico da Terra Fria”, salienta o presidente da Xixorra.
Os cogumelos a ganharem importância económica na região, depois da formação promovida pela  Corane- Associação de Desenvolvimento dos Concelhos da Raia Nordestina.


Escrito por Brigantia (CIR)
in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário