terça-feira, 10 de abril de 2012

Azeite transmontano distinguido na China

O Azeite de Trás-os-Montes foi novamente distinguido num concurso internacional. Desta vez na China, o Rosmaninho, da Cooperativa de Olivicultores de Valpaços obteve uma Medalha de Ouro e o azeite "Quinta de Vale do Conde", do concelho de Mirandela, obteve uma Medalha de Bronze.
Já não é propriamente uma novidade para o azeite rosmaninho e quinta de Vale do Conde, dado que já foram distinguidos em concursos nos Estados Unidos da América, em Itália e em Espanha. No entanto, pela primeira vez o azeite DOP transmontano é distinguido no mercado asiático que poder ser muito importante, economicamente, no futuro.
Disso não tem dúvida o presidente da direcção da Associação de Olivicultores de Trás-os-Montes e Alto Douro.
António Branco considera que estes prémios são uma importante afirmação internacional do azeite da região. “O mercado da China extremamente importante hoje em dia porque é onde o consumo e o poder de compra está a crescer…”, salientou.
No entender de António Branco, para esta qualidade muito contribuiu a antecipação da apanha da azeitona que tem vindo a ser defendida e incentivada pela AOTAD“Tivemos um ano difícil com bastante seca. Esta campanha foi a campanha que mais cedo se iniciou.
Isto significa que a mensagem que nós temos pedido tem passado”, acrescentou.
Esta associação que representa cerca de 17 mil olivicultores da região, entende ser necessária uma estratégia de promoção integrada para valorizar ainda mais o azeite produzido.
António Branco revela que a AOTAD já tem uma candidatura aprovada nesse sentido, mas o problema passa por conseguir a comparticipação nacional
O sector do azeite é o segundo com maior peso económico em Trás-os-Montes, só sendo superado pelo do vinho. Para se ter uma noção da importância deste produto na região, basta dizer que 50 por cento da produção nacional de azeitona de mesa e cerca de 35 por cento do azeite produzido em Portugal é oriundo de Trás-os-Montes.


Escrito por Terra Quente (CIR)
in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário