quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Câmara Municipal de Alfândega da Fé vai implementar Orçamento Participativo Jovem

A Câmara Municipal de Alfândega da Fé vai disponibilizar 10 mil euros anuais, do Orçamento Municipal, para implementar propostas diretamente apresentadas pela juventude do concelho.
A proposta foi apresentada na última reunião do Conselho Municipal da Juventude, que aconteceu no dia mundial da juventude, 12 de Agosto.
Trata-se de um instrumento no qual os jovens do concelho, dos 10 aos 30 anos, podem decidir sobre as prioridades do orçamento municipal e supervisionar a sua execução.
Este mecanismo vem proporcionar um contributo responsável dos jovens cidadãos no processo autárquico. Assim destacam-se como grandes objetivos do Orçamento Participativo Jovem (OPJ) a promoção e desenvolvimento pessoal/social dos jovens no âmbito da educação cívica; criação de sinergias positivas entre representantes e representados locais; reforço da qualidade da democracia, valorizando os processos participativos e a transparência política. O OPJ fomenta a democracia, a massa crítica, a credibilidade política e o interesse dos jovens pelas suas origens.
Na mesma reunião do Conselho Municipal da Juventude, foram debatidos vários pontos de interesse para os jovens do Concelho, nomeadamente o alargamento da participação a todas as associações do concelho que serão solicitadas a nomear um membro jovem efectivo e um suplente para fazerem parte do Conselho Municipal da Juventude com o objetivo de alargar e dinamizar a participação de todos os jovens.
Foi também  discutido e aprovado o Regimento do Conselho Municipal da Juventude que vai permitir a todos terem conhecimento das regras de funcionamento daquele órgão e ficou decidido definir um painel de indicadores que permitam acompanhar a situação dos jovens do concelho em diversas áreas, como seja a taxa de emprego, habilitações académicas e insucesso escolar.
Apostando numa política transparente e plenamente democrática, todas as sessões realizadas pelo Conselho Municipal da Juventude, bem como as atividades realizadas serão divulgadas, atempadamente, no website do Município e na Newsletter, de forma a permitir a participação de todos.

in:noticiasdonordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário