sábado, 10 de agosto de 2013

Mirandela - David Martins conquista bronze nas Olimpíadas da Matemática

David Martins, aluno da Escola Secundária de Mirandela, trouxe para casa mais uma medalha, desta vez de bronze, contribuindo assim para a melhor classificação de sempre de Portugal nas Olimpíadas Internacionais da Matemática, que decorreram na Colômbia.
“Estava à espera de resultados piores, as provas eram muito difíceis e foi, digamos, com alguma sorte que consegui esta medalha de bronze”, desabafa David Martins.
O aluno de 11º ano conquistou uma das quatro medalhas de bronze da delegação nacional que ainda conquistou uma medalha de ouro e uma menção honrosa, conseguindo obter o 36º lugar na classificação colectiva, entre os 97 países participantes, num total de 528 jovens envolvidos nesta prova.
Para a directora do Mega Agrupamento de Escolas de Mirandela esta medalha não foi nenhuma surpresa. "É mais um feito que muito orgulha o nosso agrupamento, mas que já não surpreende face aos bons resultados anteriores do David", afirma Maria Gentil Vaz.
David Martins vai coleccionando medalhas nas diversas competições em que participa. Depois de ter conquistado duas medalhas de ouro, nas Olimpíadas da Matemática, nas Ibero-Americanas, na Bolívia e na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, que decorreram no Brasil, o estudante consegue agora juntar mais uma de bronze nas Olimpíadas Internacionais que terminaram, domingo, na Colômbia. 
De recordar que David Martins, no último ano, alcançou uma Medalha de Ouro nas Olimpíadas de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) em Salvador da Baía (Brasil), uma Medalha de Ouro nas Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática e venceu a fase regional das Olimpíadas de Química. 
Além da Matemática e Química, o estudante de Mirandela tem também especial aptidão para o Xadrez sobre o qual escreveu um livro em co-autoria com Roman Chermerys.

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário