quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Presidente da delegação de Mirandela da Ordem dos Advogados critica reforma do mapa judiciário

O Presidente da delegação de Mirandela da Ordem dos Advogados diz que a justiça ficou mais cara depois da reforma do mapa judiciário.
O distrito de Bragança, mas em particular o concelho de Mirandela, ficou a perder com o novo mapa judiciário. "A justiça ficou mais cara para advogados e cidadãos, porque está mais distante das populações". 
É a opinião do presidente da delegação de Mirandela da Ordem dos Advogados,17 meses depois da implementação do novo mapa judiciário que ditou o encerramento de cinco tribunais, substituídos por secções de proximidade, e apenas com um círculo judicial, centralizado em Bragança. 
Mirandela deixou de poder julgar todos os processos cíveis que tenham um valor superior a 50 mil euros e os processos crimes, cuja moldura penal seja superior a cinco anos. 
Paulo Sousa dá o exemplo concreto do caso das cartas de condução que tem cerca de uma centena de arguidos, mais de 600 testemunhas e perto de uma centena de advogados, que seria realizado em Mirandela, caso não tivesse sido implementada a reforma do mapa judiciário. 
O presidente da delegação concelhia de Mirandela da Ordem dos Advogados relembra que, mesmo com estas alterações, estava prevista a possibilidade de deslocação dos juízes às instâncias locais para realizar alguns julgamentos, mas Paulo Sousa diz que "isso não se tem verificado". 
As opiniões do presidente da delegação de Mirandela da Ordem dos Advogados que representa cerca de quatro dezenas de profissionais que exercem funções no concelho.

Escrito por BRIGANTIA

Sem comentários:

Enviar um comentário