Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 27 de fevereiro de 2016

VULTOS Bragançanos - António Fernando Pereira Subtil

Imagens: Fernando Nunes


Nasceu no lugar de caminho da Vila, freguesia de Santa Maria. concelho de Bragança. em 3.2.1934. Licenciou se em Filologia Clássica. Foi capitão miliciano em Angola (1968/70). Desde muito cedo revelou grande propensão para as artes e letras. Foi co fundador do 1.° jornal escolar do Liceu de Emídio Garcia, de Bragança, chamado: o Alvorada (1948), de parceria com outro ilustre transmontano: Hirondino da Paixão Fernandes. Mais tarde colaborou noutro jornal escolar: O Estudante, órgão do Liceu Nacional de Salvador Correia (Luanda). Viria a ser director desse jornal (1954). Durante o período em que foi aluno universitário teve destacada intervenção em vários actos, como a "Praxe Coimbrã" (1958). Foi representante da Faculdade na Comissão do Livro. 
Traduziu em verso, a tragédia: O Judeu e a Malta, de Marlowe. Concluído o serviço militar iniciou a carreira de docente no Externato de Trindade Coelho, em Macedo de Cavaleiros (1958). Em 1960 era docente no Liceu de Bragança. Aí desenvolveu intensa actividade nas diversas áreas culturais e recreativas. Durante a sua presença em Angola, produziu dois programas radiofónicos na Emissora Católica de Angola: Para lá do Marão e Foice em Seara Alheia. Colaborou também nas actividades do Clube Transmontano. Em Setembro de 1970 foi reintegrado no Liceu de Bragança, desenvolvendo, desde aí, inúmeras actividades sociais, culturais e políticas. Fundou o jornal: O Cardo jornal do Nordeste (1981). Mais tarde fundou o Nordesde semanário Regional de Intervenção que ainda se publica e de que foi director. A ele se deve a proposta que elevou Miguel Torga a patrono da Escola Secundária n.° 3 e também da rua que leva a essa escola. Foi deputado municipal de Bragança.

In i volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses, coordenado por Barroso da Fonte

3 comentários:

  1. Acabei de me emocionar, ao rever a figura do meu Mestre Dr. Fernando Subtil, meu Professor no Liceu Nacional de Bragança nos anos lectivos 1962/63 a 65/66. Ainda por cima com as imagens dinâmicas e a sua voz, proporcionadas pelo vídeo. Devo confessar que, apesar de ter regressado a Bragança em duas ocasiões e ter procurado visitá-lo, sem sucesso, nunca mais estive com a sua Pessoa. Agradêço pois ao autor das imagens e ao Blogue esta feliz iniciativa. Bem hajam.

    ResponderEliminar
  2. É obviamente emocionante ver um vídeo como este. Bem hajam todos e também o Drº Subtil!!..
    Fui seu aluno, em Francês, nos primeiros 15 dias do meu 1º ano, no LNBragança, no ano lectivo 1963/64!!... Na Mocidade Portuguesa cruzámo-nos também. No ano lectivo 1970/71 foi meu professor de Inglês, no 7º ano, também no LNBragança!.. lembro-me de ter sido reincorporado no Exército, em 1968!!... fazia vigia nos exames e aparecia fardado, algumas vezes!!... era Tenente!!.. Bem haja, Drº Subtil!!!...
    JoséFins

    ResponderEliminar
  3. Adorei rever o meu professor de Alemão do meu 6º e 7º ano do Liceu de Bragança,em 1973/1974.
    Obrigada.

    Luisa Fernão Pires

    ResponderEliminar