Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Municípios de Freixo de Espada à Cinta e Salamanca cada vez mais próximos

Os Municípios de Freixo de Espada à Cinta e de Salamanca estão cada vez mais próximos e apostam em estratégias de desenvolvimento dos territórios dos dois lados da fronteira.
A Feira Transfronteiriça Arribas do Douro e Águeda, que começou este fim-de-semana em Freixo de Espada à Cinta e que continua no próximo é exemplo das iniciativas que o município tem vindo a desenvolver para atrair cada vez mais turistas espanhóis àquela que é considerada a vila mais manuelina de Portugal. 
A autarca, Maria do Céu Quintas, não tem dúvidas de que esta feira, que vai já na décima sexta edição, associada às amendoeiras em flor, “está cada vez melhor”, não só pelos turistas que se deslocam à vila mas também pela “presença de mais expositores freixenistas e espanhóis”. 
Também a vice-presidente da Diputación de Salamanca, Chabella de la Torre, acredita que o desenvolvimento destas regiões fronteiriças passa por uma “estratégia conjunta de promoção do território”.
No ar, fica a possibilidade de realizar, já no próximo ano, um certame transfronteiriço que promova um dos ex-líbris das arribas do Douro: o vinho. Enquanto isso, a feira transfronteiriça das amendoeiras em flor, atrai cada vez mais espanhóis, não só turistas mas também comerciantes e artesãos para quem o certame é uma referência. 
Já em Freixo de Espada à Cinta têm surgido novos empresários em diversas áreas mas a aposta passa também por divulgar as tradições da vila, destacando-se os ofícios relacionados com a produção de seda e os doces tradicionais. 
Aos 82 anos, Maria Emília não quis perder a Feira Transfronteiriça, à semelhança dos anos anteriores. Conhecida como Dona Mariazinha, veio há mais de 50 anos do Porto para Freixo de Espada à Cinta, altura em que decidiu dar continuidade à tradição doceira freixenista, à base de amêndoa, ovos e açúcar, que corria o risco de se perder. ”Faço questão de fazer estes doces só com amêndoa de Freixo e de forma tradicional”. 
A Festa das Amendoeiras em Flor, que em Freixo de Espada à Cinta é transfronteiriça, continua no próximo fim-de-semana. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário