quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Ortopedia na ULS Nordeste continua a valer grau máximo de excelência

Continuar as formações para médicos e diminuir o tempo de internamento em unidade hospitalar, são alguns dos objetivos traçados pelo o serviço de Ortopedia da Unidade Local de Saúde do Nordeste (ULS), que soube no início do ano que volta a merecer a excelência máxima (nível III) na avaliação anual do Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS).
Assim o diz Afonso Ruano, diretor do serviço.

“Estão já a agendar uma formação para março. Estas formações têm uma periodicidade de 3 a 4 meses. Vamos tentar melhorar o sistema de qualidade em termos da recuperação dos doentes. Cada vez se pretende valorizar mais o ambulatório, mas há patologias que não podem ser feitas assim. Ainda assim, queremos reduzir o tempo de internamento. É importante recuperar mais na comunidade e menos no internamento.”

Artroplastias da Anca e do Joelho, na Unidade Hospitalar de Macedo de Cavaleiros, e a Correção Cirúrgica da Fratura Proximal do Fémur, na Unidade Hospitalar de Bragança foram as áreas merecedoras da distinção máxima.

“É um indicador que avalia a qualidade do serviço, ou seja, ‘como se deve trabalhar’.

Todos os serviços têm complicações. A forma de as diminuir é utilizar procedimentos reconhecidos internacionalmente, que todos devem usar.

Entrámos no primeiro grupo a fazê-lo, e por lá nos temos mantido. É isso que pretendemos, saber que estamos sempre na linha da frente.”

O que continua a ser mais complicado é a fixação de profissionais na região.

“O nosso problema são sempre os recursos humanos. Neste momento, temos uma grande dificuldade em fixar as pessoas no interior. Não é fácil. É evidente que alguns ficam por ligações familiares, mas está a ser cada vez mais difícil.

Por isso, tentamos arranjar algo que os venha a fixar, e que impeça de vão para outros lados.”

A ULS Nordeste conquistou ainda a classificação máxima, de nível III, nas dimensões Segurança do Doente, Adequação e Conforto das Instalações e Focalização no Utente nas três Unidades Hospitalares de Bragança, Macedo de Cavaleiros e Mirandela. Ostenta também classificação de excelência nível II e nível I em mais serviços, como Cardiologia, Obstetrícia ou Cirurgia de Ambulatório.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário