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SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

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COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Alcalde de Puebla de Sanabria considera fundamental a criação de um "corredor de pessoas e bens no noroeste peninsular"

É necessário aproveitar as potencialidades da estação do comboio de alta velocidade na Sanabria e do aeródromo de Bragança, transformado em aeroporto regional, para dinamizar as regiões da Sanabria e de Trás-os-Montes. Esta é a opinião do alcalde de Puebla de Sanabria, José Fernández Blanco.
O também senador por Zamora acredita que é possível criar um corredor de mobilidade, não só de pessoas, mas igualmente de transporte de mercadorias, aproveitando também o transporte veículos por mar, de Gijón a Nantes, em França, que deverá estar assegurado ainda este ano. “A nossa ideia para o futuro é que esta ligação permita também a ligação Léon-Bragança, o que seria importantíssimo, e que acabe por ser a ligação Porto-Gijón. A ideia é que acabe por ser um corredor de transporte que chegue do Porto a Gijón e, desta forma, permita o transporte de mercadorias por mar, de Gijón a Nantes (França). Se todo este corredor estivesse feito, seria possível que um camião de transporte de mercadorias que chegue ao Porto e que tenha que ir para França, chegasse oito horas mais cedo e com menos impacto ambiental”, referiu.

Em entrevista ao Jornal Nordeste, e à Rádio Brigantia, Fernández Blanco afirma mesmo que não podem continuar a existir aquilo a que chama “duas Espanhas e dois Portugais”. A solução, acredita, que poderá passar pela partilha de serviços dos dois lados da fronteira. “Isto requer uma solução e a solução passa por evitar que qualquer serviço público desapareça. Temos que partilhar educação, saúde, comunicações, infra-estruturas de televisão, internet… Somos o mesmo espaço e, evidentemente partilhar estes serviços tornar-no-ia mais eficientes e sustentáveis”, frisou.

 Defensor acérrimo de uma nova ligação entre Bragança e Puebla de Sanabria, que acredita ser o ponto de partida para o desenvolvimento das duas regiões, José Fernández Blanco lembra que já questionou também o governo espanhol, enquanto senador, sobre o atraso na construção da auto-estrada entre Quintanilha e Zamora, há muito prevista, argumentando que as duas ligações são importantes. No entanto, a ligação a Puebla de Sanabria é para José Fernández Blanco uma questão de sobrevivência.”A ligação entre Quintanilha e Zamora, que completa a ligação Bragança- Zamora é importantíssima, mas a ligação Puebla-Bragança é uma ligação de sobrevivência. São duas regiões que têm de estar abraçadas. As regiões da Sanabria e de Trás-os-Montes têm de estar unidas para poder sobreviver”, enfatizou.

 Estes são alguns dos temas abordados por José Fernández Blanco numa entrevista onde fala a ianda da forma como as áreas protegidas estão a ser geridas e da importância de desenvolver pacotes turísticos que promovam, de forma organizada, Trás-os-Montes e a Sanabria. 

Escrito por Brigantia
Sara Geraldes

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