Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Portugal e São Tomé e Príncipe reforçam colaboração científica no dia do IPB

Portugal e São Tomé e Príncipe reforçaram os laços de cooperação científica, através do Instituo Politécnico de Bragança. No dia do IPB, assinalado na passada sexta-feira, o ministro da ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal e o Ministro da Edução são-tomense assinaram um protocolo para a criação de centros de investigação científica, no país africano.
Para o ministro Manuel Heitor, será usada a experiência da relação com o IPB com o país de expressão portuguesa para alavancar a criação de centros de investigação em várias áreas.

“Espero que a experiência acumulada no politécnico de Bragança durante os últimos anos possa servir para alavancar a criação de centros de investigação em são Tomé quer na área atlântica, quer na área agrícola, ligada às culturas do cacau e do café, quer na da saúde”, explicou o governante.

Para o ministro da educação são-tomense, Olinto Daio, este é um aprofundar das relações com o IPB que já contam com 7 anos e que significam que actualmente 120 jovens de São Tomé se encontram na instituição a estudar.

“Já trabalhamos com o Instituto de Bragança desde 2010, no reforço das capacidades da Universidade de São Tomé e Príncipe. Nesta cooperação, queremos melhorar o nosso sistema científico nacional e garantir uma educação de qualidade aos nossos cidadãos. Acreditamos que esta parceria com o IPB tem dado resultados e queremos continuar”, salientou o ministro do Governo de são-tomense.

Para além deste protocolo assinado, o IPB atribuiu ainda uma medalha de honra ao ministro da educação de São Tomé, como forma, explicou o presidente do instituto, Sobrinho Teixeira, de reconhecer a importância das relações com a universidade desse país.

“Devemos muito a São Tomé, foi devido à ligação que temos com o país e a todos os horizontes que nos abriu com África que nós hoje somos a única instituição portuguesa que tem um mestrado de agricultura tropical. Estamos muito gratos à universidade, pelo maneira como permitiu afirmar o IPB no seio da lusofonia e a nível internacional”, referiu.

Para além desta homenagem, no dia em que o instituto politécnico completou 34 anos foi ainda entregue, a título póstumo, a medalha de honra da instituição ao ex-presidente da câmara municipal de Bragança, José Luís Pinheiro, pelo seu papel na criação do IPB. 

Escrito por Brigantia
Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário