O primeiro guia dos melhores azeites de Portugal, recentemente publicado pelo jornalista do grupo Cofina Edgardo Pacheco, é hoje apresentado em Mirandela, a propósito do Festival de Sabores do Azeite Novo, que decorre até ao próximo Domingo.
O autor dedica especial atenção à gastronomia há cerca de 15 anos, sendo actualmente apresentador de um programa de culinária na CMTV.
Depois de verificar a falta que fazia um guia com informação organizada dos melhores azeites de Portugal, Edgardo Pacheco conta que decidiu por mãos à obra e fazer esse trabalho.
A região transmontana, que tem a classificação de Denominação de Origem Protegida Azeites de Trás-os-Montes tem 24 azeites representados neste guia.
O autor do guia, não tem dúvidas que as características do azeite transmontano são únicas, o que faz com que se distingam facilmente nas provas de azeite, quer a nível nacional, quer a nível internacional.
As regiões de Trás-os-Montes e do Douro, no seu conjunto são as que mais representatividade têm no guia “Os 100 melhores azeites de Portugal”, já que cerca de metade dos azeites eleitos para o livro são destas regiões.
A juntar às características dos azeites, o livro apresenta ainda receitas de chefs portugueses, em que o azeite é o ingrediente principal.
Este guia é apresentado hoje, às 18 horas, no Centro Cultural de Mirandela.
Escrito por Brigantia
Sara Geraldes
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário