Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Politécnico festeja mais um Dia do Instituto

Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e ministro da Educação, Cultura e Ciência de São Tomé e Príncipe, Olinto Daio, estiverem em Bragança por ocasião do Dia do IPB.
O instituto Politécnico de Bragança (IPB) completou na passada sexta-feira, dia 27 de janeiro, 34 anos de existência. Na abertura da Sessão Solene de comemoração do Dia do IPB, marcaram presença várias entidades, entre as quais, o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, o ministro da Educação, Cultura e Ciência de São Tomé e Príncipe, Olinto Daio, o presidente do Politécnico e o autarca brigantino, Hernâni Dias.

Com cerca de sete mil alunos, dos quais mais de 20 por cento (%) são estrangeiros, o IPB é uma das instituições de ensino superior que mais promove a mobilidade académica em Portugal, tendo formado, até à presente data, mais de 30 mil diplomados, integrando o corpo docente do ensino superior politécnico mais qualificado de Portugal, em que mais de 72% são doutorados.

Quanto à presença do ministro de São Tomé e Príncipe, o presidente do IPB fez questão de salientar que “nós devemos muito a São Tomé”. “Foi, de facto, devido a essa ligação que temos e a todos os horizontes que nos abriu a cooperação com África que nós hoje somos a única instituição portuguesa que tem um Mestrado em Agricultura Tropical”, salientou Sobrinho Teixeira, acrescentando que “o protocolo com S. Tomé já é um protocolo entre instituições irmãs”.

Do programa da comemoração do Dia do Instituto constou, ainda, a entrega de Medalha de Honra do IPB a José Luís Pinheiro, antigo Presidente da Câmara Municipal de Bragança, pelo seu envolvimento no processo de instalação do IPB, e à Universidade de São Tomé e Príncipe. “A razão da medalha à Universidade de S. Tomé é pelos horizontes que nos abriu e por ter permitido ao IPB afirmar-se no seio da lusofonia e a nível internacional”, referindo-se, também, ao protocolo celebrado com a Suíça que, apesar de só “ainda estar no início”, irá “permitir uma aproximação à diáspora portuguesa e transmontana”.

Também o ministro da Educação, Cultura e Ciência de São Tomé e Príncipe salientou o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido em parceria com o IPB desde 2010. “Nesta cooperação, nós queremos melhorar o nosso sistema científico nacional e garantir uma educação de qualidade aos nossos estudantes”, testemunhou Olinto Daio, recordando que são cerca de 120 os alunos do IPB oriundos de São Tomé e Príncipe.

Já uma personalidade assídua, nomeadamente, em atividades ou iniciativas levadas a cabo pelo IPB, mesmo, ainda, antes de ser ministro, Manuel Heitor mostrou-se satisfeito com mais esta vinda a Bragança. “Já é uma presença habitual vir aqui ao IPB. A novidade hoje é que temos o ministro de São Tomé e Príncipe e, portanto, acabei de ter uma reunião com ele, para nós alavancarmos, certamente com o Politécnico de Bragança, uma nova fase na relação e na cooperação científica e tecnológica entre Portugal e S. Tomé”, começou por declarar o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, ainda antes da Sessão Solene ter início.  

Outra das mensagens, desta feita, deixada pelo presidente da Câmara Municipal de Bragança, frisou a entrega da terceira residência de estudantes ao IPB. “Vamos entregar, brevemente, a terceira residência de estudantes ao Instituto Politécnico, para que se possam continuar a receber, e bem, os alunos que chegam de fora”, garantiu Hernâni Dias, destacando, ainda, que “uma boa educação acessível a todos é o melhor investimento que a sociedade pode fazer”. “E é por este motivo que o Município de Bragança atribui bolsas de estudo aos alunos brigantinos que frequentem o ensino superior”, concluiu o edil brigantino.

Reunião no Salão Nobre do município brigantino antecedeu comemoração do Dia do IPB

A parceria e ligação já existentes, o setor da educação, o turismo, a sustentabilidade e cidades inteligentes, como Bragança, estes foram, apenas, alguns dos assuntos abordados pelo presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, durante a receção ao ministro da Educação, Cultura e Ciência de São Tomé e Príncipe, Olinto Daio, que decorreu no dia 27 de janeiro, no Salão Nobre do município de Bragança.

Acompanhado pelo Reitor e pelo Pró-Reitor da Universidade de São Tomé e Príncipe e pelo Embaixador de São Tomé e Príncipe em Portugal, o ministro da Educação, Cultura e Ciência de São Tomé e Príncipe esteve em Bragança a propósito da comemoração dos 34 anos do Instituto Politécnico de Bragança.

Recorde-se que Bragança e a Câmara Distrital de Água Grande, em São Tomé e Príncipe, são geminadas desde o ano de 2009.

Bruno Mateus Filena
in:diariodetrasosmontes.com

Sem comentários:

Enviar um comentário