quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Entrudo e gastronomia em Podence e Macedo de Cavaleiros

A proposta é muito simples e fácil de transmitir. Se gosta de viver o espírito do carnaval, porque não sentir o mais genuíno de todos os carnavais, onde a tradição dos Caretos de Podence são a atração principal. É o Entrudo Chocalheiro, de 25 a 28 de fevereiro, em Podence e Macedo de Cavaleiros.
São 4 dias, sim, aqui o Carnaval é de 4 dias, de animação à volta dos Caretos de Podence. O som dos chocalhos é o mais ouvido, a correia e o colorido dos fatos é o mais visto. A festa de Carnaval dos Caretos de Podence está em processo de inscrição no Inventário Cultural Nacional, facto que comprova a genuinidade desta tradição.

Macedo de Cavaleiros recebe o primeiro desfile do Carnaval. Na noite de sábado, dia 25, a cidade recebe os foliões das associações e instituições do concelho, no desfile noturno, onde não faltarão os Caretos de Podence e a queima do Entrudo no Jardim 1º de Maio para “abrir o apetite” para os dias restantes em Podence. Depois, nesta freguesia, domingo, segunda e terça de Carnaval a animação vai além dos Caretos, com várias propostas para os seus dias: passeios pedestres, raids fotográficos, pregões casamenteiros, concertos tradicionais, queimada, apresentações de livros, exposições…

Entrudo Chocalheiro é também um desafio aos paladares, dado que nestes dias decorre o Festival Gastronómico do Grelo. São 23 restaurantes aderentes em todo o concelho.Ao longo de 4 dias, de 25 a 28 de fevereiro, todos têm grelos nas suas ementas para apresentar aos clientes. Um Carnaval assim só podia juntar o melhor da tradição o melhor dos sabores. 

Por isso, o Entrudo Chocalheiro acaba também por ser um desafio aos paladares, com o Festival Gastronómico do Grelo. Não esquecendo as receitas tradicionais transmontanas, os restaurantes apostam na recriação de novos pratos, adaptando-os a todos os gostos e que, mercê de uma característica tão vincada de bem receber, serão ótimos anfitriões para quem visita este território, Geopark Mundial da UNESCO.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários: