Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Autarcas do eixo do IC5 querem ligação a Espanha e áreas de serviço

Nove autarcas do eixo do IC5 juntaram-se para pedir o desenvolvimento dos territórios em torno desta via. Reivindicam a ligação do IC5 a Espanha e ainda a construção de áreas de serviço e descanso.
A primeira reunião aconteceu ontem em Miranda do Douro e juntou os autarcas de Miranda; Alfândega da Fé, Mogadouro, Carrazeda de Ansiães e Freixo de Espada à Cinta.

Discutiram-se os principais problemas do território e traçaram-se os objectivos de criação de infra-estruturas e desenvolvimento económico, como refere Artur Nunes, presidente do município de Miranda do Douro.

“Uma das componentes desta reunião foi a questão das infra-estruturas, em primeiro lugar a conclusão do IC5 e ligação a Espanha e a possibilidade da ligação de Mogadouro por Maseuco. Por outro lado, uma necessidade que tem a ver com uma área de descanso em todo o perímetro do IC5, também a rede móvel que nos chega a todos os municípios desta zona”, refere o autarca anfitrião, que acrescenta que outra das prioridades é “a necessidade de promoção turística de todo o eixo do IC 5”, frisou.

Apesar de não terem estado presentes nesta reunião, estão também com esta causa os autarcas de Murça, Alijó, Torre de Moncorvo e Vimioso.

Esta foi a primeira reunião de uma série de outras previstas com estes nove autarcas com vista a encontrar estratégias de desenvolvimento para os municípios junto ao traçado do IC5. 

Escrito por Brigantia

1 comentário:

  1. Creio que seria de grande interesse para os transmontanos, especialmente para os das localidades servidas pelo IC5, que esta via estivesse diretamente ligada à A7, pelo alto de Jales, de forma a encurtar a distância do percurso até Vila Pouca de Aguiar, Fafe, Guimarães, Braga, Vila Nova de Famalicão, Vila do Conde e Póvoa de Varzim, bem ainda até Chaves e à A52 em Espanha. Dessa forma, ficariam a dispor ainda de uma alternativa à A4 para o Porto. É que, no caso de se verificar qualquer impedimento à circulação automóvel no túnel do Marão, a A7 poderá servir de alternativa a quem queira seguir para a cidade do Porto. Feita a grande despesa com a construção do viaduto de Vila Pouca de Aguiar, creio que a construção de um troço a ligar diretamente a A7 ao IC5, através do planalto de Jales, não representaria um custo incomportável para as contas nacionais...

    ResponderEliminar