Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Centro de Interpretação da Cultura Sefardita inaugurado no dia de aniversário

O aniversário de Bragança, ontem, foi o dia escolhido para inaugurar o Centro de Interpretação da Cultura Sefardita do Nordeste Transmontano. Situado na rua Abílio Beça, num prédio contíguo ao Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, partilha com este espaço o mesmo arquitecto: Eduardo Souto de Moura. A unidade museológica pretende dar a conhecer às actuais gerações a forte presença judaica na região.
A autarquia considerou “importante preservar a memória e conhecer a história, fazendo com que se pudesse fazer uma homenagem a todos os judeus que estiveram no distrito de Bragança”, sublinhou na cerimónia o autarca de Bragança, Hernâni Dias.

O equipamento foi projectado para “levar a um conhecimento mais alargado e aprofundado das raízes históricas” dos brigantinos e transmontanos.

O equipamento foi projectado para levar a um conhecimento mais alargado das raízes históricas” dos brigantinos e transmontanos e também à atracção de turistas nacionais e internacionais que se interessem por esta matéria:

“Pela temática que aborda, é um equipamento cultural de referência que há-de funcionar muito bem a nível nacional e internacional, na atracção de turistas”, acredita o autarca.

O projecto que custou cerca de 1 milhão de euros e recebeu financiamento comunitário. O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, Freire de Sousa, destacou o papel do apoio de fundos europeus no desenvolvimento que parte dos agentes locais.

“Portugal, nestes 30 anos recebeu qualquer coisa como 9 milhões de euros por dia, para um conjunto de situações de vários âmbitos”, referiu. Para Freire de Sousa, nos momentos de festa deve ser sublinhado que “os fundos de coesão e de desenvolvimento regional são uma componente muito importante da presença de Portugal na Europa” e apontou os benefícios do modelo de vida europeu “num momento perigoso como o que se vive há algum tempo”.

Com uma forte componente multimédia e interactiva, no espaço é prestada homenagem a ilustres judeus de origem transmontana como Oróbio de Castro, Jacob de Castro Sarmento e Jorge Luís Borges, entre muitos outros.

Na mesma rua vai nascer um outro projecto: um centro de documentação e memorial sefardita, que está já a ser construído e será dedicado à temática dos judeus de Bragança, complementando o Centro inaugurado esta segunda-feira.

Foi possível construí-lo devido ao financiamento atribuído pela embaixada da Noruega. O município espera ter este equipamento pronto em Abril e inaugurado em Junho. 

Escrito por Brigantia
Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário