Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Comissão da Casa do Abade de Baçal vai à Assembleia Municipal

Foi criada uma comissão com representação política de todos os grupos parlamentares da Assembleia Municipal de Bragança, para a dinamização de um projecto de recuperação e utilização da casa do Abade de Baçal, nesta aldeia, tendo em conta o valor simbólico do edifício.
A base desta comissão pretende reunir uma série de opiniões para consubstanciar este projecto, como explica o deputado da CDU, António Morais.  “Tendo em conta o valor simbólico do edifício, foi pedida a opinião a notáveis que, de alguma forma, estão ligados ao Abade de Baçal, desde académicos a instituições como o Instituto Politécnico de Bragança, a Universidade de Trás os Montes e Alto Douro, o Turismo, o Parque Natural de Montesinho e a diocese de Bragança-Miranda, que estão associadas do ponto de vista etnográfico, cultural, antropológico e social à figura do abade de Baçal”, sublinhou.
Na primeira assembleia municipal de 2017, que se realizou, sexta-feira, a Comissão da Casa do Abade Baçal, esclareceu o ponto de situação em que estão os trabalhos do projecto. Depois desta primeira etapa, serão pedidas entrevistas a várias entidades que podem colaborar directa ou indirectamente para a concretização deste projecto. Entidades que do ponto de vista cultural, etnográfico, antropológico e social estão ligadas à figura do Abade de Baçal.
A discussão sobre “a quem caberá a gestão deste equipamento é ainda para já uma incógnita. Poderá passar pela autarquia ou até funcionar como extensão do museu Abade de Baçal, mas “para já é prematuro, nesta fase, estar a falar sobre isso”, concluiu o deputado.
A comissão da Casa do Abade Baçal pretende avançar com uma solução até ao final desta legislatura autárquica para propor nova apreciação em Assembleia Municipal.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário