quarta-feira, 10 de maio de 2017

Está patente de 8 a 31 de Maio, na Casa da Cultura Mirandesa, a exposição fotográfica "Biodiversidade em Trás-os-Montes - aspetos da fauna silvestre”.

As preocupações da Comissão Europeia com o Ambiente estão desde há muito entre as suas principais prioridades de ação, o que se reflete em diferentes medidas de política.
No Programa Geral da União para 2020 em matéria de Ambiente, o primeiro objetivo é o de “ Proteger o capital Natural da União Europeia”, com múltiplas medidas de ação que vão desde a proteção dos solos à qualidade da água que garantam o bom funcionamento dos ecossistemas. É dado particular ênfase à proteção da biodiversidade, impondo regras na condução das diferentes atividades produtivas, para que se minimize o seu impacto no funcionamento dos ecossistemas naturais. 
Vários estudos promovidos pela Comissão Europeia têm sido levados a cabo nos diferentes Estados Membros da U.E. com vista a uma monitorização e conhecimento dos diferentes ecossistemas bem como das principais ameaças que enfrentam e formas de limitar a perda de biodiversidade.
Com esta exposição fotográfica, pretende-se dar a conhecer elementos da fauna silvestre presente em diferentes ecossistemas da região de Trás-os-Montes. 
O público-alvo visado são os jovens, sobretudo os das escolas da nossa região. Visam-se ações de divulgação/ sensibilização e estudo onde os alunos possam ser alertados para a diversidade da fauna existente localmente (alguma da qual porventura até já conheçam). Ao interessá-los por estas questões através de um acervo fotográfico de qualidade, com imagens apelativas de diferentes espécies do reino animal nos seus habitats, e com pequenos textos informativos sobre as características e os hábitos dos diferentes animais apresentados, pretende-se promover o seu interesse e sensibilidade por estas questões e possibilitar o início do estudo de tópicos cruciais para a conservação da natureza.

site da C.M. Miranda do Douro

Sem comentários: