sexta-feira, 12 de maio de 2017

Museu da Terra de Miranda comemora 35 anos de existência e o centenário do nascimento do seu fundador

O Museu da Terra de Miranda, situado no centro histórico da cidade de Miranda do Douro, está a comemorar os 35 anos de existência e o Centenário do Nascimento de António Maria Mourinho, figura local que o idealizou e o tornou uma realidade.
Por ocasião da comemoração dos 100 anos do nascimento de António Maria Mourinho e, simultaneamente, os 35 anos da criação do Museu da Terra de Miranda, a Direção Regional de Cultura do Norte e o Museu da Terra de Miranda preparam um programa evocativo da efeméride, a realizar nos dias 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, e 20 de maio, Noite dos Museus. 

Desta iniciativa faz parte a inauguração da Exposição «António Maria Mourinho - Memórias de uma Vida», em colaboração com o Município de Miranda do Douro e com o espólio de Ilídio Cristal, e o lançamento de um Vinho Comemorativo desta efeméride.

Na noite de 20 maio, desde há alguns anos dedicada à “Noite dos Museus”, o Museu da Terra de Miranda realizará visitas guiadas e acolherá “O Fiadouro”, uma representação levada a cabo pela Associação Cultural e Recreativa Duas Igrejas. Nessa noite será ainda apresentada publicamente a reabilitação da “Dança das Flores”, a cargo de um grupo de Duas Igrejas e os interessados poderão ainda assistir à “Dança das Fitas”, realizada pelo grupo de Sendim, e a uma atuação do Grupo de Pauliteiros de Malhadas. 

O Museu da Terra de Miranda está situado no centro histórico de Miranda do Douro, instalado na antiga Domus Municipalis da cidade, edifício do século XVII. Fundado em 1982, o museu evoca o tempo longo do planalto mirandês. A visita permite descobrir traços característicos da vida social e cultural de uma região cuja forte identidade, manifesta na presença da língua mirandesa (segunda língua oficial da República Portuguesa desde 1999) e ancorada na agricultura, na pecuária e no comércio de fronteira, passa hoje por evoluções profundas e rápidas. 

Sobre António Maria Mourinho
António Maria Mourinho (14 de fevereiro de 1917 - 13 de julho de 1996) foi padre, professor, historiador, etnógrafo e folclorista. A etnologia e a arqueologia foram áreas de conhecimento que o apaixonaram e às quais se dedicou com entusiasmo e afeição em grande parte da sua vida, podendo colocar a criação do museu como um marco do seu trabalho, e, num dos seus maiores sonhos e ambições. Sonho este, que começa a ganhar forma, através de uma recolha sistemática, pensada para o efeito e orientando também a ideia de preservar toda uma riqueza arqueológica, e etnográfica, orgulho de toda esta região, tão rica em história e em arte, e que se encontrava dispersa deficientemente protegida ou mesmo em vias de destruição. Por fim, concretizando um desejo de longa data no dia 18 de maio (Dia Internacional dos Museu) de 1982 é inaugurado o Museu da Terra de Miranda ficando instalado no antigo edifício da Câmara Municipal, e antiga cadeia comarcã, já adaptados para o efeito.

António Maria Mourinho era apaixonado pela sua terra, pela sua cultura e pelas suas gentes, trabalhou intensamente para o fortalecimento da identidade da Terra de Miranda pela via da etnografia e da antropologia. Tinha uma visão aberta para o seu tempo, sempre com a preocupação de compreender a sociedade da sua época.

Sem comentários:

Enviar um comentário