terça-feira, 10 de julho de 2018

O que visitar em Vinhais?

CENTRO DE INTERPRETAÇÃO DA NATUREZA
Aqui pode ficar a conhecer aspectos da história local e algumas espécies da fauna e flora caraterísticas da região que possuí uma das maiores áreas naturais protegidas de Portugal – o Parque Natural de Montesinho. Este edifício alberga também uma loja de artesanato local.

CENTRO CULTURAL SOLAR DOS CONDES DE VINHAIS
Numa passagem pela vila ninguém fica indiferente a este imponente edifício que era um antigo Solar dos Condes de Vinhais, datado do séc. XVIII. Hoje enquanto Centro Cultural possui biblioteca, espaço internet, capela, teatro e cafetaria, propondo uma agenda cultural variada e diversas exposições temporárias.

MUSEU DE ARTE SACRA
Sedeado nas instalações da Fraternidade Franciscana de Vinhais, o Convento de São Francisco (séc. XVIII) compõe-se de salas de exposições com pintura, paramentaria, ourivesaria, estatuária, mobiliário, gravura e arquivo documental, possibilitando um circuito interno de acesso ao coro da Igreja de N.ª Sr.ª da Encarnação e da Igreja de São Francisco, Capela de N.ª Sr.ª das Dores e, no exterior do edifício, à Capela da Oração de Jesus no Horto.

CENTRO INTERPRETATIVO DO PORCO E DO FUMEIRO
Um espaço de excelência para a aprendizagem mas também para o lazer e diversão, o Centro Interpretativo do Porco e do Fumeiro é um espaço privilegiado de demonstração e preservação de conhecimento, práticas, objectos e actividades relaccionadas com o porco e o fumeiro.

PARQUE BIOLÓGICO DE VINHAIS
Localizado no extremo Nordeste do país, em pleno Parque Natural de Montesinho, o Parque biológico de Vinhais mostra tudo que se relaciona com a biologia e a natureza serrana: as plantas e os animais, selvagens e de raças antigas típicas da região. Inserido neste ambiente, encontra-se um parque de campismo rural, que oferece aos seus utentes uma piscina biológica e muitas casas de madeira onde pode pernoitar.

Revista Raízes

Sem comentários:

Enviar um comentário