terça-feira, 31 de julho de 2018

Acampamento de 300 escuteiros em Carrazeda de Ansiães

Lobitos, exploradores, pioneiros caminheiros e dirigentes, falamos de escuteiros, estiveram no décimo quinto acampamento regional dos agrupamentos da região de Bragança-Miranda, no Centro Nacional de Escutas, em Carrazeda de Ansiães, desde a quarta-feira passada até ontem.
Mas também um grupo de Canelas, Vila Nova de Gaia e 40 escuteiros Asturianos de Pola de Siero, de Espanha acompanharam os agrupamentos do distrito de Bragança, que reuniu 310 elementos do movimento juvenil. Para os mais pequenos pertencer aos escuteiros é importante.

“Porque me divirto muito e sempre estou com os meus amigos. Passo experiências muito boas” disse Valentina Ramirez.

“Aprendemos a não bater, a não ser invejoso, a não matar animais” contou Matilde Costa.

“Aprendemos a fazer nós e amarrações. Fazemos jogos como o do amigo secreto, em que temos de deixar algo numa caixa de um companheiro sem que ele te veja” destacou Oscar Fernandez.

O chefe Miguel Miranda dos lobitos do grupo de Bragança-Miranda explica as actividades do acampamento:

“Estes lobitos dividem-se em várias tarefas. Fazem construções e jogos de pista. Ontem fizemos um raid e fomos a uma aldeia. Para ganhar os alimentos para o almoço tiveram que realizar várias actividades com as pessoas da aldeia, que estavam lá à espera deles. Tiveram a oportunidade de fazer pão e de plantar algumas hortícolas. São actividades sobretudo de muita brincadeira e jogos e agora andam à procura de «Maria Mãe» que é o nosso lema.

O chefe regional e de campo, Luís Baptista explica que ser escuteiro traz benefícios às crianças como o valor da amizade.

“A nossa mensagem é simples: deixar este mundo melhor do que aquilo que encontramos. Incutimos valores reais e educacionais nos jovens, como o valor do carácter, da amizade, da sabedoria e da camaradagem. São os valores que ao longo da vida acompanham todos aqueles que passaram por este movimento” salientou Luís Baptista.

Ontem foi realizada uma missa de homenagem aos chefes dos escuteiros do distrito, José Luís Pinheiro e a Fernando Pires, organizadores e dinamizadores do primeiro acampamento, que aconteceu em Agosto de 1967. Fernando Pires, destaca que não concorda com a homenagem a nível individual

“Não concordo com ela a título individual. Aceito porque sou dos mais antigos e ainda minimamente lúcido dos andam aqui. E por isso sou um fiel depositário desta condecoração. Enquanto fiel depositário vou receber a homenagem em nome de uma comunidade inteira” confessou Fernando Pires.

No entanto, a homenagem a título póstumo a José Luís Pinheiro refere que não tem palavras: “Não tenho palavras… porque se me aperta o ventrículo esquerdo…

O Corpo Nacional de Escutas no distrito de Bragança tem 500 elementos. Como meta para os 95 anos, data a assinalar no próximo ano, o grupo pretende chegar aos 600 elementos e abrir grupos de escuteiros em Mogadouro e Vinhais. 

Escrito por Brigantia
Maria João Canadas

Sem comentários:

Enviar um comentário