Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 27 de julho de 2018

Bombeiros de Bragança adquirem câmara térmica para possibilitar buscas

Os Bombeiros Voluntários de Bragança têm um novo equipamento – uma câmara térmica que vai ajudar a procurar pessoas, num ambiente urbano e rural.
O novo equipamento veio colmatar uma necessidade que a corporação sentia. “Serve essencialmente para fazer buscas no ambiente urbano e para detectar pontos quentes em ambiente de incêndios rurais. Veio colmatar uma falha, que nós tínhamos, principalmente, no que toca a pessoas em ambiente de incêndios urbanos. Até à data a busca tinha de ser feita com ferramentas manuais e tentar procurar as pessoas através da palpação, num ambiente escuro e numa atmosfera completamente contaminada com fumo, calor e com gases. A partir deste momento, temos uma câmara térmica que nestes ambientes, conseguimos detectar as pessoas através de infravermelhos e da temperatura que o corpo humano emite”, explicou o segundo Comandante dos Bombeiros Voluntários, Carlos Martins.

No entanto, o segundo Comandante dos Bombeiros Voluntários adianta que também precisam de equipar um veículo pesado como comando de operações móvel. Os Bombeiros já possuem o veículo, falta equipar a sala móvel no valor de 60 mil euros. “Vai ser um carro que vai estar disponível para deslocar para o terreno, para uma frente de trabalho, quer seja um incêndio rural ou outro tipo de catástrofe. A partir deste veículo vão ser asseguradas todas as comunicações, sejam elas SIRESP, através de internet ou outras. Termos ali um conjunto de ferramentas para que possam estar a comunicar os agentes de protecção civil, neste comando de posto avançado”, adiantou.

Na corporação também são necessários mais recursos humanos.

A Câmara Térmica custou 5 mil euros e opera em ambientes quentes e húmidos, com um alcance de 25 metros e em temperaturas de 900 graus. 

Escrito por Brigantia
Maria João Canadas

Sem comentários:

Enviar um comentário