sexta-feira, 27 de julho de 2018

Bombeiros de Bragança adquirem câmara térmica para possibilitar buscas

Os Bombeiros Voluntários de Bragança têm um novo equipamento – uma câmara térmica que vai ajudar a procurar pessoas, num ambiente urbano e rural.
O novo equipamento veio colmatar uma necessidade que a corporação sentia. “Serve essencialmente para fazer buscas no ambiente urbano e para detectar pontos quentes em ambiente de incêndios rurais. Veio colmatar uma falha, que nós tínhamos, principalmente, no que toca a pessoas em ambiente de incêndios urbanos. Até à data a busca tinha de ser feita com ferramentas manuais e tentar procurar as pessoas através da palpação, num ambiente escuro e numa atmosfera completamente contaminada com fumo, calor e com gases. A partir deste momento, temos uma câmara térmica que nestes ambientes, conseguimos detectar as pessoas através de infravermelhos e da temperatura que o corpo humano emite”, explicou o segundo Comandante dos Bombeiros Voluntários, Carlos Martins.

No entanto, o segundo Comandante dos Bombeiros Voluntários adianta que também precisam de equipar um veículo pesado como comando de operações móvel. Os Bombeiros já possuem o veículo, falta equipar a sala móvel no valor de 60 mil euros. “Vai ser um carro que vai estar disponível para deslocar para o terreno, para uma frente de trabalho, quer seja um incêndio rural ou outro tipo de catástrofe. A partir deste veículo vão ser asseguradas todas as comunicações, sejam elas SIRESP, através de internet ou outras. Termos ali um conjunto de ferramentas para que possam estar a comunicar os agentes de protecção civil, neste comando de posto avançado”, adiantou.

Na corporação também são necessários mais recursos humanos.

A Câmara Térmica custou 5 mil euros e opera em ambientes quentes e húmidos, com um alcance de 25 metros e em temperaturas de 900 graus. 

Escrito por Brigantia
Maria João Canadas

Sem comentários:

Enviar um comentário