Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 25 de julho de 2018

Basílica de Santo Cristo de Outeiro é o sexto palco dos Dias do Património a Norte

A Basílica de Santo Cristo de Outeiro, situada na aldeia de Outeiro, concelho de Bragança, é o sexto palco dos Dias do Património a Norte.A Basílica e o seu entorno enchem-se de atividades que proporcionam descobertas e experiências diversas que dão a conhecer a riqueza deste monumento de particularidades únicas.
As atividades começam com uma Visita-Jogo para os mais novos, na qual vão-se desvendando pistas até à descoberta de um “segredo guardados a sete chaves.” Para toda a família é a peça de teatro de marionetas “A Floresta”, nascida da imaginação dos mais pequenos, e onde o respeito pela natureza, a partilha e a amizade são o mote da ação.

Uma visita guiada por membros da comunidade cruza o saber histórico com as estórias de quem com este monumento tem uma relação de proximidade. A meio da tarde, com o mote no Património e Território, guia-se uma conversa que propõe uma reflexão acerca do impacto que as diversas alterações territoriais, a vários níveis, provocam nas populações. 

E porque a valorização e preservação do património diz também respeito ao património imaterial, preparou-se um piquenique, inspirado na tradição da pandorcada nas Festas de São Gonçalo e em que sabores da gastronomia regional, reinventados pelas mãos do chef Pedro Limão, serão partilhados e dados a provar. 

Ao final da tarde far-se-ão ouvir as vozes de duas comunidades musicais brigantinas que, sob a orientação de Artur Carvalho e António Miguel, das Vozes da Rádio, criaram um espetáculo único e irrepetível. 

Para almoçar e jantar, a Junta de Freguesia e a Comissão de Festas de Outeiro, disponibilizam um serviço de snack-bar, com petiscos e bebidas. 

À noite, a voz de Aldina Duarte entoará no interior da Basílica, num concerto ímpar, envolto em contornos encantadores.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário