Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 27 de julho de 2018

Festival da Lombada celebra este fim-de-semana tradições e música ancestrais em Palácios

Festival da Lombada celebra este fim-de-semana tradições e música ancestrais em Palácios.
Palácios, no concelho de Bragança vai receber este fim-de-semana o Lombada – Festival de Música e Tradição. Os usos e costumes ancestrais vão estar mais uma vez em destaque nesta vigésima edição.

Recuperar a tradição da segada, a malha, o ciclo do pão, trajes etnográficos, dança, música, com os produtos típicos lá da aldeia, são os ingredientes para um festival que já acontece há 20 anos, em Palácios. Raúl Tomé, presidente da Associação Cultural, Recreativa e Ambiental, destaca que o objectivo é mostrar aos mais jovens as tradições ancestrais. “O início do festival foi quase por brincadeira com o objectivo de reunir quem tocava instrumentos tradicionais como a gaita-de-foles e o realejo. Hoje em dia reunimos 50 tocadores”, explicou.

No sábado, vai haver um workshop de Cuscos, “um prato tradicional transmontano, feito a partir de trigo barbela”, referiu Patrícia Cordeiro, da organização.

Passados estes anos, a organização faz um balanço positivo e gratificante. “A associação e eu, de forma pessoal, estou honrado porque acredito que as nossas tradições e a nossa cultura não vão terminar”, afirmou Raúl Tomé.

Do programa faz parte a actuação de grupos musicais tradicionais e etnográficos de várias origens internacionais, dos Estados Unidos, Brasil e Espanha.
O evento é organizado pela Associação Cultural e Ambiental de Palácios, com o apoio do Município de Bragança, a União de Freguesias de S. Julião de Palácios e Deilão e a Direcção Regional de Cultura do Norte. 

Escrito por Brigantia
Maria João Canadas

Sem comentários:

Enviar um comentário