A morte, que o romancista e poeta descreveu um dia como "grande reconciliadora", chegou-lhe a 17 de Janeiro de 1995. Foi o "regresso à terra", como descreveu na altura o jornalista Pedro Garcias, do PÚBLICO — o regresso à aldeia transmontana de São Martinho de Anta, onde foi sepultado junto da família. A efeméride, que se celebra hoje, serve também para o arranque das comemorações do centenário do nascimento de Torga, que nasceu em 1907.
As celebrações do centenário arrancam hoje à noite, na Escola Secundária Miguel Torga, em Bragança. O deputado e também poeta Manuel Alegre é o convidado para a sessão de abertura, mas as comemorações vão estender-se a todo o país, com conferências, exposições, espectáculos de música, teatro e cinema. O Nobel da Literatura José Saramago e a pintora Graça Morais, também transmontana, são alguns dos nomes já agendados para fazer parte dos eventos.
O programa, coordenado pela Delegação Regional da Cultura do Norte, termina no dia 14 de Dezembro com o lançamento do DVD "A terra antes do céu", realizado por João Botelho. Um dos pontos altos do programa é a exposição itinerante sobre a vida e a obra de Miguel Torga a inaugurar em Maio em Vila Real e que será depois apresentada na Biblioteca Nacional, em Lisboa, e noutras localidades.
Miguel Torga, pseudónimo literário do médico Adolfo Correia da Rocha, nasceu no dia 12 de Agosto de 1907 em S. Martinho de Anta, Trás-os-Montes, e morreu em Coimbra no dia 17 de Janeiro de 1995. É autor de mais de três dezenas de títulos de poesia, ficção e teatro, entre os quais "Bichos" e "Novos Contos da Montanha". Foi o primeiro vencedor do Prémio Camões, o mais importante galardão literário da lusofonia.
in:publico.pt
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

Sem comentários:
Enviar um comentário