Em Montesinho a Exposição de Pedras é passagem obrigatória de quem visita esta aldeia do concelho de Bragança. Um tesouro estético da natureza que encanta os visitantes.
São pedras de vários tamanhos e feitios e até mesmo cores. Não têm valor monetário mas é um verdadeiro tesouro da natureza. Ao todo são cerca cem em exposição, uma colecção que Antero Pires iniciou há 20 anos. O coleccionador não tem explicação para este gosto mas acredita que é algo que toda a gente gosta:
“Se estivermos atentos às pessoas que nos rodeiam toda a gente gosta de pedras. Quando vamos à praia gostamos sempre das pedrinhas. Eu cultivei esse gosto e como tinha espaço onde colocar as pedras acabei por criar a exposição”.
Todas as pedras foram recolhidas na zona envolvente à aldeia de Montesinho e o critério de selecção foi meramente estético. A beleza desta exposição de pedras passou as fronteiras transmontanas e já foi mesmo apresentada em Coimbra numa conferência de geologia:
“Todas estão classificadas por dois geólogos, o Dr.Carlos Meireles e o Dr. Eduardo Esteves. Há três anos eles fizeram uma apresentação da minha colecção em Coimbra numa conferência sobre geologia e coleccionismo”.
Antero Pires gostava de colocar mais pedras em exposição mas o espaço já não permite. O que não passava de um gosto de coleccionador já é uma atracção para quem passa em Montesinho. A Exposição de Pedras é visitada por inúmeros turistas:
“Não resisti a mostrar este espaço já que havia muita aceitação por parte das pessoas. Quando entram neste espaço asa pessoas não estão a contar com isto e depois ficam deslumbradas. Eu sei que tem algum valor”.
Pedras pequenas, médias ou grandes cada uma com uma história que Antero Pires colecciona e que encanta quem visita a aldeia de Montesinho.
in:rba.pt
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

Sem comentários:
Enviar um comentário